Itaúnas – ES

Itaúnas – ES
4.5 (90%) 2 votes
Itaúnas
Itaúnas – ES

Por Que Ir Para Itaúnas

Com dunas, praias selvagens e o Parque Estadual de Itaúnas, o vilarejo de Itaúnas é palco de festivais de forró que atraem muitos jovens de outros estados. Há boa gama de pousadas simples e acolhedoras, mas não há caixas eletrônicos ou postos de gasolina (abasteça o carro e saque dinheiro em Conceição da Barra).

COMO CHEGAR

Quem vem pela BR-101 do sul ou do norte deve entrar no trevo de Conceição da Barra e seguir por 14 km até o trevo de Itaúnas. Daí para frente são 21 km em estrada de terra muito batida. Procure manter uma boa distância do veículo à frente, pois a estrada fica bastante empoeirada.

COMO CIRCULAR

O acesso às praias ao norte do distrito de Itaúnas é feito por meio de algumas estradas de terra cheia de bifurcações, nem sempre bem-sinalizadas. Para a Praia do Riacho Doce, a mais próxima do Centro, as placas até ajudam. Já para Costa Dourada e Gesuel, a sinalização diminiu bastante e o caminho fica bem mais complicado. Uma boa solução é chegar até lá com os passeios de bugue ou a cavalo.

ONDE FICAR

A Estalagem Vila Tânia, com diárias até R$ 300, está afastada dos forrós. Já a Pousada Zimbauê, tem quartos bem equipados e café da manhã caprichado e está próxima do agito dos bares e restaurantes.

SUGESTÕES DE ROTEIROS

2 dias – Com dois dias, atravesse a ponte sobre o Rio Itaúnas para subir e descer as dunas em direção a uma das melhores praias do Espírito Santo. Dedique as noites para o animado forró.

4 dias – Com mais tempo, aproveite para conhecer as praias ao norte de Itaúnas: Riacho Doce, Costa Dourada, Coqueiros e Gesuel. Pela sequência, Riacho Doce é a última praia antes da divisa com a Bahia. Nas três seguintes, já no município baiano de Mucuri, a visão de praias sossegadas com vilarejo de pescadores predomina.

7 dias – Há várias formas de conhecer as praias de Itaúnas. Por isso, aproveite para fazer o passeio de bugue, que leva até a Praia Costa Dourada, Praia Dois e Praia de Riacho Doce. O passeio de caiaque ou canoa passe pelo Rio Itaúnas e chega até a Ilha do Dominguinhos.

QUANDO IR

O ano todo.

VIDA NOTURNA

Nas noites quentes de dezembro e janeiro, as pistas gigantes do Bar Forró e do Buraco do Tatu, ambos na vila, lotam de jovens animados por trios de zabumba, triângulo e sanfona – veja a programação em forrodeitaunas.com. O Festival Nacional de Forró, na segunda quinzena de julho, promove grupos locais e recebe músicos de todo o país. Ao longo do ano, o gênero deixa de ser a única trilha-sonora da vila e o bate-coxa dá lugar ao samba-rock e à MPB nos bares menores, como no Crepe Samva Cone, que serve crepes e temakis.

Itaúnas - ES
Parque Estadual De Itaúnas

Parque Estadual De Itaúnas

A Unidade de Conservação se estende pelo litoral desde a foz natural do Rio Itaúnas, na cidade de Conceição da Barra, até a divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, na foz do Riacho Doce. O Parque, declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, pode ser visitado por qualquer um que queira admirar e explorar parte dos seus 3.200 hectares de variado de ecossistema.
 
Área aproximada: 3.481 ha.
Localização: município de Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
 
Reúne vários ecossistemas: dunas, manguezal, restinga, Mata Atlântica e alagados. Nas praias de Itaúnas e Riacho Doce, que se estendem por 25 km, as dunas chegam a 30 metros de altura. No parque vivem jaguatiricas, macacos-pregos e preguiças. Há passeios guiados a cavalo, de caiaque, canoa, jipe, bicicleta ou a pé. Acesso: A partir da vila, onde está a sede, você atravessa a ponte sobre o rio Itaúnas e chega a pé, a cavalo ou de bike à área do parque (1 km). Melhor época: entre dezembro e fevereiro a base do Projeto Tamar realiza abertura de ninhos de tartarugas no final da tarde. Informações: O Centro de Visitantes fica na vila de Itaúnas, junto com a sede do Projeto Tamar. Mostra objetos encontrados nos sítios arqueológicos do parque, do período pré-colonial e colonial. O parque também ministra oficinas de artesanato, forró, pintura.
Itaúnas - ES
Praia Itaúnas

Praia Itaúnas

Dentro do Parque Estadual de Itaúnas, é cercada pelas dunas que soterraram a antiga vila nos anos de 60. Da vila, são 15 minutos de caminhada até o pé das dunas. Tem bares que servem bebidas, petiscos e dispõem cadeira e guarda-sol para os clientes.

Itaúnas - ES
Praia Riacho Doce

Praia Riacho Doce

Última praia do Espírito Santo antes da divisa com a Bahia. Tem um riacho de cor escura, rico em lanolina, substância que deixa os cabelos macios. Quiosques de palhoça servem cerveja e peixe. Os carros devem ficar no estacionamento e são 800 metros de caminhada até a praia.

Itaúnas - ES
Praia Gesuel

Praia Gesuel

Da pracinha da vila de pescadores, onde o carro pode ficar estacionado, uma trilha desce até o encontro do Riacho do Norte com o do Sul, formando o ambiente de mangue que ladeia a praia deserta e preservada.

Itaúnas - ES
Costa Dourada

Praia Costa Dourada

Tem falésias de mais de 8 metros, usadas como plataformas para saltos de paraglider. Tem bares e poucas pousadas.

 
Itaúnas - ES
Praia Coqueiros

Praia Coqueiros

Vizinha à Praia o Sossego, com acesso a pé, pela areia. Tem poucas casas de pescadores e conta com dois restaurantes. A orla cheia de coqueiros segue em declive até o mar de águas calmas.

 
Itaúnas - ES
Buggy em Itaúnas

Passeio De Buggy

O percurso é feito pelas estradas de terra, uma vez que as areias fazem parte da área de proteção ambiental. A primeira parada é na Praia Dois. Depois de curtir as ondas, almoce no Bar do Cláudio, em cima de uma falésia. O passeio continua com uma caminhada até a Praia da Costa Dourada e Praia de Riacho Doce (leia mais em Praias). Saídas às 10h e retorno às 17h (no inverno, saída às 9h e retorno às 16h). Casinha de Aventuras, 9981-9616. R$ 260 para até quatro pessoas.

Itaúnas - ES
Forró Em Itaúnas

Forró

Nas noites quentes de dezembro e janeiro, as pistas gigantes do Bar Forró e do Buraco do Tatu (R. Italo Vasconcelos, 20), ambos na vila, lotam de jovens animados por trios de zabumba, triângulo e sanfona (veja programação em forrodeitaunas.com). O Festival Nacional de Forró, na 2ª quinzena de julho, promove os grupos locais e recebe músicos de todo o país. Mas ao longo do ano, o gênero deixa de ser a única trilha-sonora da vila e o bate-coxa dá lugar ao samba rock e à MPB nos bares menores, como no Crepe, Samba, Cone (Av. Bento Daher, 27/9952-1195), que também serve crepes e temakis.

Itaúnas - ES
Passeio De Caiaque No Parque Estadual De Itaúnas

Passeio De Caiaque Ou Canoa

As águas calmas não deixam perceber que estamos subindo o Rio Itaúnas, cercado por vegetação aérea. Não é fácil ver lontras, capivaras e cachorros do mato, habitantes desses alagados. Em compensação, na Ilha do Dominguinhos, comem-se araçás e cajús tirados do pé. Dura 2h30. Casinha de Aventuras, 9981-9616.
Fonte: Abril