Guarapari – ES
Por Que Ir Para Guarapari
Um dos destinos de verão preferidos dos capixabas e mineiros, Guarapari está entre as cidades do litoral do Espírito Santo que melhor combina lazer com infraestrutura. A orla, com muitas praias urbanizadas e tomadas por calçadões, quiosques, bares e restaurantes – caso das praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta -, atrai famílias com crianças e idosos que curtem águas calmas e transparentes e areias monazíticas. Moqueca capixaba: Delícia típica é preparada em panela de barro – Moqueca capixaba: Delícia típica é preparada em panela de barro – Foto: Carlos Antolini Já a turma jovem marca presença nas praias Enseada Azul e Meaípe – esta última mantém o astral de vila de pescadores e é o cenário ideal para o lançamento dos modismos de verão. Por lá ficam também os melhores restaurantes de frutos do mar da região, especializados na moqueca capixaba.
O prato preparado em panelas de barro, ao contrário da receita baiana, não leva leite de coco e azeite de dendê. Meaípe é famosa ainda pela noite agitada. Junto com a vizinha Nova Guarapari, concentra as mais concorridas boates e casas noturnas da cidade. Praia de Meaípe é o point da turma jovem durante o dia dia e também à noite Guarapari também reserva surpresas para os esportistas. Nas sossegadas praias do Sol, d’Ulé, Setibão e da Cerca há boas ondas o ano inteiro, assim como na movimenta praia do Morro. Os mergulhadores, que encontram águas ainda mais cristalinas entre dezembro e maio, fazem a festa nos naufrágios, ilhas e recifes bem próximos da costa. São peixes e corais coloridos, esponjas, tartarugas, polvos, arraias e lagostas espalhados por Três Ilhas, Farol da Escalvada e Ilha Rasa.
Curtir As Praias
Democrática, Guarapari tem praias para todos os gostos e estilos. Durante o verão, quando a cidade está tomada por turistas, o burburinho maior se concentra em Areia Preta e praia do Morro, repletas de bares, quiosques, jovens e famílias. Os descolados seguem para Meaípe, onde o badalação acontece em clima de vila de pescadores; ou para Enseada Azul, point da paquera. Já os que querem sossego tomam a direção Norte, onde estão os cenários mais calmos, como Três Praias e Setiba.
AREIA PRETA
Urbanizada, pequena e com ondas fraca, Areia Preta é procurada por turistas idosos que chegam em busca das areias monazíticas. Na alta estação, entretanto, é invadida por jovens, que lá encontram bares e quiosques.
SETIBA
De mar azul e bastante calmo, Setiba fica em uma enseada indicada para a prática da pesca. Fica a 12 quilômetros do Centro.
SETIBÃO
Praia preferida dos surfistas, Setibão tem águas transparentes e sombra de castanheiras. Fica a 16 quilômetros do Centro.
BACUTIA
Os costões de pedra protegem as águas da pequena praia, frequentada por famílias. Urbanizada, tem calçadão e prédios luxuosos.
ENSEADA AZUL
Formada pelas praias de Guaibura, Bacutia e Mucumã, Enseada Azul é ponto de encontro dos jovens. A paquera rola solta em meio ao cenário formado por areia branca, águas claras e mansas, morros e costões. Os mergulhadores também marcam presença, explorando o cargueiro alemão naufragado em 1942.
MEAÍPE
Apesar do clima de vila de pescadores, Meaípe é o point dos modismos de verão, quando fica concorrida. No restante do ano, é tranquila e frequentada por casais e famílias. De areias claras e grossas, pedras, ondas fracas e castanheiras, abriga excelentes restaurantes que servem a saborosa moqueca capixaba
TRÊS PRAIAS
Rochedos dividem as praias, formando pequenas piscinas naturais de águas esverdeadas e indicadas para banho, mergulho e pesca submarina. Oferece área de lazer sombreada, churrasqueira e playground. O acesso é feito somente de carro e o estacionamento é pago. Fica a nove quilômetros do Centro.
PRAIA DAS CASTANHEIRAS
As areias monazíticas e as águas cristalinas fazem da praia de Castanheiras o cartão-postal da cidade. Central, é uma das mais movimentadas de Guarapari.
PRAIA D’ULÉ
Frequentada por surfistas, tem ondas grandes e areia fofa. Uma trilha leva à Lagoa Vermelha.
PRAIA DA CERCA
Pequena, tem boas ondas para o surf e quiosques. Fica a cinco quilômetros do Centro.
PRAIA DO MORRO
Com quatro quilômetros de extensão, é uma das maiores de Guarapari. Urbana e muito movimentada no verão, tem calçadão, quadras esportivas e quiosques, além de sombra de coqueiros e amendoeiras. O público é formado por turistas, famílias com crianças e surfistas – a praia intercala trechos calmos com outros de ondas fortes. Repleta de bares e restaurantes, é badalada também durante a noite na alta estação. Fica a quatro quilômetros do Centro.
PRAIA DOS NAMORADOS
Pequena e emoldurada por pedras que formam piscininhas naturais, a praia dos Namorados fica na região central de Guarapari. No canto esquerdo fica a praia das Virtudes, pequenina e com mar agitado.
PRAIA DOS PADRES
Acessível por trilha fácil através da Enseada Azul, é pequena e tem águas verdes e calmas, além de pedras e castanheiras. Fica a oito quilômetros do Centro.
MUQUIÇABA
A pequena enseada, também conhecida como Prainha, tem mar tranquilo e serve de ancoradouro natural para os barcos de pesca. Não é indicada para banhos, mas perfeita para caminhadas. O movimento maior acontece à noite, nos bares ao redor. Fica a 1,5 quilômetro do Centro.
PRAIA DA ALDEIA
É, na verdade, um conjunto de pequenas praias de águas calmas e separadas por rochedos. Envolta por um condomínio, não tem acesso fácil – a melhor maneira de chegar é através das pedras da praia da Cerca. Fica a cinco quilômetros do Centro.
PRAIA DO MEIO
Procurada para a prática do snorkeling e também por famílias com crianças, a praia do Meio tem águas rasas e claras, além de formações rochosas que formam piscinas. Fica no Centro da cidade.
PRAIA DO SOL
O acesso precário faz da praia do Sol uma as mais desertas da região. Extensa, tem ondas fortes e areias claras. Fica a 19 quilômetros do Centro e é acessível pela Rodovia do Sol.
ONDE COMER EM GUARAPARI
Prato mais famoso da região, a moqueca capixaba é encontrada em diversos restaurantes da orla – os melhores ficam na praia de Meaípe. Ao contrário da receita baiana, a iguaria no Espírito Santo não leva não leva leite de coco ou azeite-de-dendê, somente peixe e camarões frescos, além de temperos e urucum, um fruto usado pelos índios para pintar o corpo. Também tradicional é a Torta Capixaba, degustada especialmente na Semana Santa. O prato, preparado nas famosas panelas de barro, combina delícias como siri, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito.
GUARAMARE
O restaurante funciona na casa do proprietário, em um ambiente aconchegante e rústico. Não há cardápio, sendo que os pescados são levados à mesa para a escolha do cliente, que decide como será preparado – com massa, grelhado, em paella… Na baixa estação funciona somente mediante reservas para um mínimo de dez pessoas.
Cozinha: Peixes e Frutos do Mar Bom para ir: com a família, a dois, com os amigos Preços: $$$$ Endereço: Av. Meaípe, 716 Tel: (27) 3272-1300 Site: www.guaramare.com
CANTINHO DO CURUCA
Famoso, tradicional e na beira da praia, é especializado em moqueca capixaba.
Cozinha: Regional Bom para ir: com a família, com os amigos Preços: $$$$ Endereço: Av. Santana, 96 Tel: (27) 3272-1262
Fechado para comentários.