Parque Da Chapada Dos Veadeiros

Parque Da Chapada Dos Veadeiros
5 (100%) 1 vote
Parque Da Chapada Dos Veadeiros - GO

Parque Da Chapada Dos Veadeiros

Chapada Dos Veadeiros

Encravada no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude, a chapada é repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions, riachos e matas de cerrado. Para proteger tanta beleza – no caso, pelo menos uma parte – o governo criou no início dos anos 60 um parque nacional batizado de Tocantins. Hoje, renomeado como Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, abrange uma área de 65.515 hectares colorida por flores e árvores como orquídeas, ipês, aroeiras e buritis. A reserva é ainda refúgio de animais ameaçados de extinção como o veado campeiro, o cervo do Pantanal, a onça pintada e o lobo-guará, além de abrigar tamanduás, tatus, cobras e espécies variadas de aves, como araras e tucanos.

Na área do parque, que abrange parte do município de Alto Paraíso e dos distritos de São Jorge e Cavalcante, há apenas duas trilhas abertas para visitação. Elas levam a belíssimos saltos que chegam a 120 metros de altura; e também aos cânions do Rio Preto e da Carioca. Para fazer os trekkings, em especial o que leva aos saltos, é recomendável estar com a forma física em dia, levando em conta os trechos íngremes.

A entrada principal da reserva fica na vila de São Jorge, a 38 quilômetros de Alto Paraíso. Acesso pela GO-327 (direção Colinas do Sul). Apenas 300 pessoas por dia têm acesso ao parque e é necessário o acompanhamento de guias credenciados. Para agendar visitas é recomendável fazer contato pelos telefones (62) 3455-1116 / 3446-1416.

Dezenas de belas cachoeiras espalham-se pela chapada. Dentro ou fora do parque nacional, quedas imponentes contornadas por cânions incentivam a encarar trilhas e praticar atividades de aventura como o cascading. Nos limites da reserva, os destaques são os Saltos do rio Preto, que chegam a 120 metros e formam a maior piscina natural da região.

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protegendo uma área de 65.514 ha de cerrado de altitude, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.
Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, numa viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.COMUNICADO IMPORTANTE DA PREFEITURA DE ALTO PARAÍSO-GO:
Nosso País é uma região endêmica do vírus da Febre Amarela, portanto, orientamos que, ao programar sua viagem para a Chapada dos Veadeiros, ou qualquer outra região do País, tome a vacina da Febre Amarela com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da sua viagem. Lembre-se: a única forma de evitar a Febre Amarela é se VACINANDO. Após vacinado, venha tranquilo (a), divirta-se e desfrute da sua estadia neste Paraíso.

Fonte: www.icmbio.gov.br
Conheça Mais Sobre Alto Paraíso De Goiás – GO