Gonçalves Natureza E Cozinha Orgânica Na Serra Da Mantiqueira

Cozinha Orgânica Na Serra Da Mantiqueira

Gonçalves (MG) ainda é um destino pouco conhecido, mas o local tem tudo para merecer sua visita. Conhecida como a “pérola da Mantiqueira”, a cidade é imersa no verde e oferece todo o conforto necessário aos visitantes. Além disso, as temperaturas são amenas e a paisagem é maravilhosa.

Chalés Nas Montanhas De Gonçalves
Créditos: Divulgação/PegCar
Chalés na montanha da charmosa Gonçalves

Incrustada no topo da serra a 1.300 metros de altitude, Gonçalves é rodeada por um mar verde de montanhas. A localização privilegiada presenteia visitantes e moradores com paisagens maravilhosas. Como se estivesse sempre absorta pela vista, a cidade vive um ritmo lento e delicioso. Assim como há sossego na natureza que circunda o povoado, nas ruazinhas também impera a calmaria.

Motivos para visitar Monte Verde, no sul de Minas

O clima de paz é certamente uma atração à parte do local. Ele convida o turista a conhecer com muita calma a pracinha, a igreja, as lojas de artesanato e as casas centenárias de pau-a-pique. É possível que o visitante cruze com um morador local a cavalo em pleno centro. A cultura da roça é ainda forte mesmo no ambiente “urbano”, o que faz com que a cidade seja ainda mais peculiar.

Beleza natural é a grande protagonista da visita a Gonçalves (MG)

É verdade que Gonçalves (MG) tem muito a oferecer, mas é completamente impossível desconectar qualquer uma de suas atrações à natureza. O pano de fundo neste caso é o grande protagonista. Ninguém consegue ficar indiferente em meio à beleza natural exuberante das montanhas, dos vales e da mata atlântica da Serra da Mantiqueira. O cenário incentiva a imersão na natureza, e há várias possibilidades de fazer turismo ecológico e se aproximar um pouco dela.

É possível explorar (no bom sentido, é claro!) a região a cavalo ou de 4×4. Já quem está disposto a se movimentar pode optar pelas caminhadas na montanha. Subindo ou não até os picos, fique atento à bela formação rochosa: a Pedra Chanfrada e a Pedra do Forno são algumas das mais famosas. Vale a pena conhecer os mirantes naturais da zona, como aquele no alto do Morro Cruzeiro. Um dos passeios recomendados é a trilha até a Pedra São Domingos, que fica a 2.050 metros acima do nível do mar. Localizada no bairro Campo dos Raposos, a pedra é situada a 15 km do centro da cidade. Se você ficar para ver o por do sol lá de cima, com certeza não irá se arrepender nem esquecer da vista incrível de 360 graus.

Cozinha Orgânica Na Serra Da Mantiqueira
Créditos: Divulgação/PegCar
Pedra São Domingos é ideal para quem curte uma boa subida

As cachoeiras também são parte importante do conjunto de belezas naturais de Gonçalves. Percorrendo trilhas na mata, você pode se deparar com lindas quedas de águas cristalinas, como a Cachoeira do Retiro no Rio Capivari. A Cachoeira do Simão também é conhecida e tem duas quedas de quatro metros no Rio Campestre. Mesmo que talvez não dê para tomar um banho em função da baixa temperatura da água, o local é ótimo para relaxar. Já quem procura aventura em vez de paz, pode fazer rapel na parede de 90 metros da Pedra do Grotão.

Polo de produção orgânica e gastronomia de qualidade

Com a criação, em 1997, da Área de Proteção Ambiental, grande parte da produção agrícola convencional deixou a região nas últimas décadas. Nesse contexto de proibição do uso de agrotóxicos e biocidas, surgiram novas alternativas para a agricultura local e Gonçalves (MG) se tornou um polo de produção orgânica.

Na cidade há atualmente uma vasta produção de itens de qualidade em forma de plantação de frutas, legumes e hortaliças orgânicos. Para se organizar, os produtores criaram o Orgânicos da Mantiqueira, uma cooperativa dedicada à produção e à distribuição dos orgânicos. Aos sábados pela manhã, das 9h às 13h, eles realizam uma feira na Rua Fausto Resende de Sousa, 183. Se você quiser conhecer um produtor orgânico da região, o Sítio 3 Barras é uma ótima opção.

Entre os produtos confeccionados com ingredientes locais e orgânicos, estão as geleias da Senhora das Especiarias. A empresa de produção de geleias requintadas para uso em pratos, sobremesas e entradas merece uma visitinha. Na cidade também há alguns locais, como A Pioneira, que vendem especiarias da cozinha mineira, como queijos, doces e outras delícias.

Fonte: Pegcar

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.