Costa Do Cacau – 180 KM De Belas Paisagens Na Bahia

Costa Do Cacau – 180 KM De Belas Paisagens Na Bahia
4.3 (86.67%) 3 vote[s]

Costa Do Cacau Bahia

O trecho entre os municípios de Itacaré e Canavieiras, na Bahia, forma a chamada Costa do Cacau. São aproximadamente 180 km de belezas naturais, rios margeados por fazendas de cacau, praias intocadas de vastos coqueirais em meio à Mata Atlântica e densos manguezais.

A região oferece belas paisagens preservadas até hoje do período do chamado “ouro negro”. A arquitetura é composta por um numeroso casario colonial dos séculos XVIII e XIX, ruas calçadas de pedras, igrejas e casarões antigos, que remontam ao período em que a produção e exportação cacaueira era a atividade primordial da economia brasileira. Cenário de filmes, novelas e romances – grande parte da obra do escritor Jorge Amado, traduzido em diversos países, é ambientada em Ilhéus, principal cidade da costa –, a região, além de reduto histórico, é destino certo para quem procura diversão e contato direto com a natureza.

Catedral De São Sebastião
Foto por Patrícia Chemin

Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca oferecem opções variadas aos visitantes. A abundância de praias inclui desde locais para a prática de surfe e pontos de pesca – em especial do robalo, em Canavieiras – a águas calmas e verdadeiros paraísos desertos. Cachoeiras radicais – como a do Cleandro, em Itacaré –, rios e corredeiras são um convite à prática de esportes de adrenalina e aventura, como rafting, rapel e canoagem.

Costa Do Cacau
Foto por iStock / DrC_Photography

Com sua preservada Mata Atlântica, a região é cenário dos sonhos de qualquer turista. Centenas de quilômetros de praias belíssimas, para todos os gostos, com mar azul-turquesa onde o sol brilha o ano inteiro. O visitante encontra cachoeiras de águas límpidas e nas matas a maior biodiversidade do mundo – viveiro natural de exuberante fauna, onde se destacam pássaros multicoloridos com seu canto relaxante e inspirador.

Várias trilhas conduzem a santuários naturais, grutas, lagoas e praias pouco visitadas, muitas ainda desertas. A região dispõe de completa e moderna infraestrutura turística, equipamentos hoteleiros de luxo, bares, restaurantes e cabanas de praia de alta qualidade.

Costa Do Cacau
Foto por Patrícia Chemin

Este conforto todo, em harmonia com paisagens paradisíacas. Os esportes de aventura têm aqui seu local mágico, onde estão as melhores praias para o surfe, vela, pesca esportiva, canoagem, mergulho, arvorismo, sandboard e tantos outros. Cidades históricas como Ilhéus pontuam este roteiro e oferecem, além de serviços de ponta, atrativos que contam a saga da capitania, do cacau, da religiosidade popular, de seu rico folclore e os recantos descritos pelo seu mais ilustre escritor, Jorge Amado, criador de Gabriela – o símbolo maior do jeito bonito e hospitaleiro de sua gente morena e alegre.

Quando ir

A melhor época é de setembro a março, quando o período de chuvas é menor e o sol brilha sem risco.

 

Onde ficar

Em Una: Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba

Em Ilhéus (Olivença): Cana Brava All-Inclusive Resort

Em Itacaré: Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos

Aldeia do Mar Hotel

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: iStock / Joa_Souza
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.