Caminhos da Estrada Real atraem turistas por rotas históricas

Caminhos da Estrada Real atraem turistas por rotas históricas
5 (100%) 4 votes
Estrada Real
FOTO: Komunic – Comunicação Integrada

Caminhos da Estrada Real

Histórias, romances e lendas são algumas das atrações do roteiro

O calor já está aí, junto com o restante da férias, e opções de viagem são o que não faltam para quem quer escapar um pouco da rotina estressante do dia-a-dia. Muitos procuram o litoral; outros vão atrás de turismo na serra; mas existem também aqueles que aproveitam a oportunidade para conhecer um pouco mais da história brasileira. E são esses que optam por desvendar as histórias e caminhos da Estrada Real Brasileira.

Na época do Brasil Colônia, viajantes atravessavam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para transportar riquezas e mercadorias para o resto do colônia. O ouro proveniente das minas de Ouro Preto e Diamantina percorriam o estado pelas rotas abertas que até hoje colecionam histórias de amores, tragédias, pirataria e lendas locais.

Inicialmente, os viajantes percorriam o caminho do porto de Paraty até Ouro Preto num caminho de mais de 700 km, no que hoje é chamado de Caminho Velho. Após algum tempo, no século XVIII, uma alternativa mais segura apareceu para escapar dos constantes assaltos que ocorriam pela antiga rota. O Caminho Novo liga o porto do Rio de Janeiro até Ouro Preto.

Atualmente, centenas de viajantes refazem o caminho seja por carro, bicicleta ou até mesmo andando e se hospedando pelo caminho. O Instituto Estrada Real oferece um passaporte gratuito a todos os viajantes que desejam percorrer as estradas. Os turistas podem carimbar seus passaportes em diversos postos credenciados pelo caminho e assim registrar sua viagem por um dos destinos mais encantadores e lendários do país. Além de tudo, cada carimbo é diferenciado e leva o pictograma que caracteriza a cidade. Cada local da rota ainda leva um totem identificando o ponto da estrada que o viajante está.

Estrada Real
FOTO: Komunic – Comunicação Integrada

Onde retirar o passaporte:

Paraty, Ouro preto, Petrópolis, Cocais, Tiradentes e Diamantina

Principais cidades e dicas de hospedagem:

Caminho Velho

Paraty

Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras “pés-de-moleque” de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo “Túnel do tempo”.

Hospedagem

A Pousada Caminho do Ouro está a 6 km do centro histórico de Paraty e possui quartos com ar-condicionado, um restaurante francês e um solário com vista para as corredeiras de um rio no meio de uma vegetação exuberante.

www.pousadacaminhodoouro.com.br

Caxambu

Está na região da Serra da Mantiqueira e abriga o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral que são famosas pelas suas propriedades de cura.

Hospedagem

Localizado em frente ao Parque das Águas, o luxuoso Hotel Glória oferece duas piscinas, uma quadra de esportes, centro de bem-estar e casa noturna. Também há um restaurante e um pub escocês no local.

São João del-Rey

Foi fundada por bandeirantes paulistas com o objetivo de ser uma conexão entre Paraty e as cidades da região central de Minas Gerais. Hoje, as inúmeras repúblicas estudantis ajudam a criar o clima universitário da cidade.

Hospedagem

Situada no coração de São João del-Rei, a Pousada Rotunda é cercada pela história de uma das mais famosas representantes do século XIX: a Maria-Fumaça, uma locomotiva Baldwin que leva o visitante até a bucólica cidade de Tiradentes.

www.pousadarotunda.com.br

Tiradentes

É um dos centros históricos da arte barroca no Brasil mais bem preservados. Tiradentes foi proclamada patrimônio histórico nacional e realiza anualmente a Mostra de Cinema, que incentiva e difunde as produções brasileiras.

Hospedagem

A Don Quixote oferece piscina e espreguiçadeiras em uma área verde, a 200 m do centro de Tiradentes. Os quartos da pousada contam com frigobar, TV a cabo e área de estar. Estes têm uma decoração rústica, de muito bom gosto, e um banheiro privativo com chuveiro

www.pousadadonquixote.com.br
Caminho Novo

Petrópolis

Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis foi fundada pelo próprio imperador Dom Pedro II e foi batizada assim pela junção dos nomes em latim de Pedro (Petrus) + cidade, em grego (Pólis), ficando “Cidade de Pedro”. Ainda na época do Império, recebeu colonos açorianos, italianos e, principalmente, alemães. Os prédios imperiais e as construções de arquitetura com forte influência alemã deram a cidade um ar de cidade europeia. O seu percurso ligava a sede da Capitania, Vila Rica (atual Ouro Preto), à sede do distrito diamantífero, o Arraial do Tijuco (atual Diamantina).

Hospedagem

Este hotel de estilo colonial está localizado no centro histórico de Petrópolis, a 50 metros do famoso Museu Imperial. O Casablanca Imperial Hotel possui 63 aconchegantes apartamentos decorados com estilo e requinte, ideal para o hóspede que procura tranquilidade e conforto.

www.casablancahotel.com.br

Paraíba do Sul

A cidade guarda o único túmulo conhecido dos restos mortais de Tiradentes. Foi em frente à Fazenda das Cebolas que o mártir pregava seus ideais de liberdade – e onde expuseram seu tórax e braço esquerdo após a execução.

Hospedagem

Além de oferecer WiFi gratuito, o Hotel Itaoca aceita a estadia de animais de estimação na cidade de Paraíba do Sul. A piscina ao ar livre, churrasqueira e o bar da propriedade estão disponíveis o ano inteiro. O estacionamento privativo é gratuito no local.

Conselheiro Lafaiete

Parada dos portugueses do Brasil colônia geralmente nas últimas noites antes de chegar a Ouro Preto. A cidade se modernizou e hoje é um dos principais polos econômicos da região.

Hospedagem

Idealmente localizado às margens da BR-040, logo na entrada na cidade de Conselheiro Lafaiete, o Minas Platinum Hotel & Convention conta com fácil acesso e oferece decoração moderna, WiFi gratuito e café da manhã continental diário. Conta com uma estrutura diferenciada: quartos amplos bem equipados, suítes luxuosas, centro comercial, salas de eventos, business center e estacionamento coberto. O hotel é agente oficial para carimbar o passaporte real.

www.minasplatinum.com

Lavras Novas

Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanhas e lendas que permeiam o imaginário popular, como a crença de que a região seria remanescente de um quilombo.
Hospedagem

A pousada Vila Mineira foi construída em estilo rústico (sem perder o Conforto e a Modernidade), tem uma localização privilegiada no Distrito de Lavras Novas (18 km de Ouro Preto),oferecendo uma linda vista panorâmica da Serra do Pico do Itacolomi e das Montanhas do Caparaó. Um belíssimo visual é revelado aos hóspedes praticamente em toda extensão da pousada, que podem observar o horizonte através das grandes janelas de vidro dispostas na sala de estar e do restaurante Pimenta Rosa.
www.pousadavilamineira.com.br

 

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário Gabriel Ortiz Carrasco – Komunic Comunicação Integrada.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

admin has 544 posts and counting.See all posts by admin

Deixe Um Comentário