Descubra As Belíssimas Praias Desertas De Baía Formosa

Descubra As Belíssimas Praias Desertas De Baía Formosa
4.2 (84.55%) 22 votes

Belíssimas Praias Desertas De Baía Formosa

Situada a cerca de 60 quilômetros da badalada Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, a cidade de Baía Formosa é bonita e tranquila. Entrecortada por aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um pouco do ar inexplorado. 

Pipa No Rio Grande Do Norte – Hippie E Chique Ao Mesmo Tempo

Talvez por isso, em Baia Formosa, encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada do Rio Grande do Norte: a Mata da Estrela com uma área de mais de 2000 hectares. Passeios e visitações são restritos, pois é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, tombada pelo Estado. Na Mata da Estrela, a Lagoa da Coca-Cola é um atrativo à parte, com suas águas escuras que os nativos acreditam ter poderes medicinais e rejuvenescedores.

Belíssimas Praias Desertas De Baía Formosa
Foto via Flickr Otávio Nogueira

Praias

Suas praias, praticamente desertas, são o grande atrativo da região. A cidade conta com cerca de 26 km de praias envolvidas pela mata atlântica e exuberante manguezal.

A Praia Bacopari, por exemplo, fica próxima a área urbana e possui uma grande quantidade de recifes que formam belas piscinas naturais ao longo da orla, além de uma área aberta conhecida como “Mar aberto” muito frequentada por banhistas e surfistas.

O que torna esta praia ainda mais linda sãos as dunas cobertas pela vegetação natural da Mata Atlântica e muitos cajueiros, destaque especial para a duna conhecida como “Morro do careca”, semelhante à duna de mesmo nome localizada na capital Natal.

Já a Baía Formosa é a baía que deu origem ao nome na cidade, dona do mais belo cartão postal da cidade é a primeira praia vista ao entrar na cidade, formada por pequenas praias como: a Praia de olhos d’água, a Praia do Cemitério Velho, e a Praia do Porto. É a única baía do RN e de uma beleza singular por suas dunas, falésias, vegetação nativa e nascentes de água doce à beira mar.

E a praia do Farol, totalmente deserta e coberta pela vegetação nativa, tem areia amarelada enquanto suas dunas apresentam a cor branca. Por lá formam-se piscinas naturais ao longo dos parrachos de pedras, destaque para um trecho aberto, sem pedras, chamado pelos surfistas que frequentam o local de “Point Secret” caracterizado por seu mar agitado e ondas fortes.

Lagoa Araraquara
Foto via Flickr josep

Lagoa Araraquara

Não deixe de visitar também a Lagoa Araraquara, que é conhecida como Lagoa da Coca-Cola. O lugar recebeu esse nome graças as suas águas de cor escura, fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro.

Na hora do pôr do sol, caiçaras e turistas se reúnem no mirante pra apreciar o crepúsculo, que muitas vezes chega acompanhado por exibidos golfinhos.

Como chegar

Para chegar à Baia Formosa, deve-se tomar um avião para Natal-RN, Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado à 83 Km ou para João Pessoa, Aeroporto Castro Pinto, localizado a 110 Km. Para chegar à Baia Formosa de carro, você tem 3 opções dependendo do seu ponto de partida. Partindo de Natal e seguir pela Br101, de Buggy pela orla ou partindo de João Pessoa pela BR 101.

Promoções De Passagens Aéreas Diárias

Onde ficar

Pousada La Bonita

pousadalabonita.com

Pousada Samambugi

sabambugi.com.br

Onde comer

Ombak

(84) 244.5024

Bar do Cocota

(84) 991013680

Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Flickr Thomas Freitas
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 570 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.