Alter Do Chão - PA
Alter Do Chão – PA

Por Que Ir Para Alter Do Chão

Não foi por acaso que Alter do Chão ganhou o apelido de Caribe Amazônico. A praia, que só aparece no período de vazante do rio Tapajós – entre os meses de agosto e janeiro – tem água doce azul-turquesa e areias branquinhas. Os barquinhos de madeira e as barracas cobertas de sapê conferem à paisagem a rusticidade típica do Norte do país.

Em plena selva, Alter é uma aldeia de pescadores a 35 quilômetros de Santarém, a segunda maior cidade paraense, que se transforma em um concorrido balneário quando as águas do rio baixam e deixam o cenário paradisíaco à vista.

Encantadora, a praia tornou-se parada obrigatóriados cruzeiros que navegam pela bacia do rio Amazonas.

Durante o dia, o programa é relaxar e apreciar as delícias da culinária local, à base de peixes – experimente o bolinho de piracuí – e frutas da região, como o açaí. Ao entardecer, a dica é embarcar nas canoas dos nativos e atravessar o Tapajós em busca do melhor ângulo para apreciar o pôr do sol.

E se for mês de setembro, a noite segue no ritmo da Festa do Sairé, que mistura elementos religiosos e profanos. Colorido e alegre, o evento durauma semana de pura música, dança, competição, ladainha e procissão.

Alter Do Chão - PA
Praias em Alter do Chão

Praias em Alter Do Chão

Nas margens do rio Tapajós e do Lago Verde, em Alter do Chão, existem diversas praias. A mais famosa delas é a praia de mesmo nome do distrito, localizada em uma península com terrenos arenosos e inundáveis. Existem também praias menores, como Cajueiro, na orla do distrito.3

Alter do Chão também é a porta de entrada para outros balneários, como, por exemplo Pindobal e Porto Novo, em Belterra, e Ponta de Pedras, em Santarém

Festa do Sairé

O festival folclórico conhecido como Festa do Sairé é o mais importante do município de Santarém. Durante o período de festejos, ocorre o sincretismo entre rituais religiosos, ligados ao catolicismo, e profanos, este último de origem indígena e enraizado entre os atuais habitantes. Lendas regionais, como a do boto amazônico, também são representadas.

Culinária

Como qualquer outro bom ponto turístico, o Alter do Chão possui uma vasta opção em seu cardápio, oferecendo muitos práticos tipos da região, como por exemplo o pato refogado e a moqueca de frango.

Ambos são especiarias muito pedidas não somente por turistas como moradores, sendo um dos melhores pratos da região. Por isso ao visitar Alter não deixe de saborear alguma dessas maravilhas de sua culinária.

Avaliação