Prado – Baleias Jubarte Praias Paradisíacas E Gastronomia Internacional

Prado – Baleias Jubarte Praias Paradisíacas E Gastronomia Internacional
5 (100%) 1 vote[s]

Quem visita Prado pela primeira vez se surpreende com o cenário paradisíaco que abriga seus 84 km de praias recortadas por imponentes falésias de tons variados e rios abundantes. Localizado no sul da Bahia, guarda tesouros naturais, cultura rica vinda dos povos indígenas, lazer e gastronomia. O município é um dos principais pontos do mundo para Avistamento de Baleias Jubarte.
Até o final de novembro, será possível observar os animais, que saem da Antártida para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes nas águas quentes do sul da Bahia. Essas águas tranquilas viram o berçário das novas baleias, baianas de nascimento e que, ao longo da vida, voltam ano após ano para passar a temporada.

Uma novidade há muito esperada pelos pradenses e turistas finalmente foi concretizada: o aeroporto de Teixeira de Freitas, a 80 Km de distância, com vôos diários de Belo Horizonte. Antes, o ponto de desembarque mais próximo era o aeroporto de Porto Seguro, 218 Km dali.

Calma e acolhedora, Prado reúne o melhor da natureza com um clima típico de cidade do interior e uma grande história. O município é conhecido por ter sido o elo para o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral em 1500, na foz do rio Cahy. A esquadra portuguesa ancorou no local para fazer o abastecimento de água doce antes de seguir rumo a Porto Seguro, que ficou com a fama pelo Descobrimento do Brasil. Passados mais de 500 anos desde então, o cenário da região do Rio Cahy é tão rico e repleto de belezas naturais quanto aquelas encontradas nos primeiros anos: barras verdes de matas e mangues, barreiras calcárias de tons rosa, amplos coqueirais, recifes, peixes, crustáceos e aves raras.

Prado reúne cerca de 10% de todo o litoral da Bahia, que é formado por 910 km de praias. A Praia da Paixão destaca-se pelas lindas formações de falésias, gravadas num degradê de cores que variam entre o ocre, bege e vermelho, com vegetação rasteira cobrindo alguns pontos. Tal formação é, em um sentindo mais amplo, parte do trabalho de construção e destruição realizado pelo mar nas áreas litorâneas, responsável por “desenhar” os diversos recortes que a fronteira entre terra e água possui em nosso planeta. Esta ação do mar na rocha recebe o nome de abrasão marinha. Os sedimentos derivados da erosão das falésias serão transportados pelo mar, indo se depositar em uma área próxima, dando origem às praias, restingas e tômbolos.

Baleias Jubarte Praias Paradisíacas E Gastronomia Internacional
Foto por Fabio Vicentini

á Cumuruxatiba é uma rústica e charmosa vila de pescadores, que fica há cerca de 30 km do centro de Prado. Suas praias de águas tranquilas em meio a imponentes falésias com águas calmas mornas e rasas são o local perfeito para família com filhos pequenos. Conservam praticamente intactos longos trechos de praias emolduradas por coqueiros. É um lugar tranquilo e delicioso, com mar de águas mornas e mansas, contrastando com pequeninos riachos de águas limpas e frias que deságuam ao longo do litoral.

Na alta temporada, Prado recebe milhares de turistas e orgulha-se de ter a melhor infraestrutura turística da Costa das Baleias. O município é o quarto maior pólo hoteleiro da Bahia, depois de Porto Seguro, Salvador e Ilhéus.

O que comer Em Prado
Foto por Fabio Vicentini

A gastronomia pradense faz valer as calorias: fugindo da convencional e apimentada comida baiana, realiza uma fusão da culinária brasileira com a internacional, usando peixes, frutos do mar e ingredientes locais com um toque adocicado. A fama dos pratos pradenses é tamanha que o Festival Gastronômico da cidade, que acontece anualmente, já se tornou uma importante referência do cenário local.

Fonte:qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.