Ilhas Anchieta

Ilhas Anchieta

Ilhas Anchieta

A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo (828 hectares) e um dos principais atrativos turísticos do Município de Ubatuba. Protegida com a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, apresenta aos visitantes um grande espetáculo da natureza.
Na Ilha encontramos também um pouco da história do Brasil. Habitada por índios até o inicio do século XIX, foi conhecida nesta época como Terra de Cunhambebe, que era o chefe da Confederação dos Tamoios. Batizada pelos colonizadores como Ilha dos Porcos, em 1904 teve nela instalada uma colônia correcional, posteriormente se transformando em presídio político. Em 1955, após intensas rebeliões carcerárias, o Presídio foi desativado.O nome da ilha foi mudado para Ilha Anchieta em 1934, como parte das homenagens ao quarto centenário do nascimento do Padre José de Anchieta.

A ilha ficou praticamente abandonada até 29 de março de 1977, quando foi criado o Parque Estadual da Ilha Anchieta, hoje integrado à rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo através do Instituto Florestal.O Parque ocupa a totalidade da Ilha Anchieta e, além de proteger as riquezas naturais, preserva o rico patrimônio histórico- cultural representado pelas ruínas do presídio e suas instalações.

A Ilha Anchieta é um dos locais mais procurados pelos turistas em Ubatuba. Proporciona o belo visual da Mata Atlântica que compõe sua vegetação, praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil.

Praia do Presídio

Principal praia do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Aqui, em meio de sua encantadora beleza, você pode reviver a história da Ilha, eternizada pelas ruínas do presídio erguido sobre suas areias no começo deste século, para deter presos políticos.

É na Praia do Presídio, portanto, que se encontram as instalações da ex-colônia penal (desativada em 1955, quando detia criminosos comuns, após sangrenta rebelião), a administração do Parque com atracadouro e uma base do Projeto Tamar. Suas águas límpidas e tranqüilas são propícias para receber as mais variadas embarcações trazendo visitantes e pesquisadores.

Ruínas Do Presidio

O presídio da Ilha Anchieta começou a ser construído em 1902, quando foram desapropriadas cerca de 412 famílias de colonos e caiçaras que habitavam o local. Mas em 1914 a Colônia Penal foi extinta, sendo os detentos transferidos para Taubaté. Em 1928 o presídio volta a funcionar, desta vez sendo destinado principalmente a presos políticos. Pouco depois a ilha, que se chamava na época Ilha dos Porcos, foi rebatizada como Ilha Anchieta em homenagem ao jesuíta. No ano de 1942, com aproximadamente 273 detentos, a Colônia Penal passa a ser denominada como Instituto Correcional da Ilha Anchieta, passando a receber como residentes também soldados e suas famílias. A desativação do presídio ocorreu após a sangrenta rebelião de junho de 1952.

Hoje os prédios que foram utilizados pelos presos e parte da estrutura do presídio estão em ruínas. O local é preservado como relíquia histórica do Brasil, e nele são realizados passeios onde monitores treinados levam o turista a viajar por um importante capítulo da história brasileira.

Trilhas Ecológicas

A Ilha Anchieta possui trilhas que constituem um imperdível contato com a Mata Atlânticas e suas belas praias. Ao desembarcar na ilha, o turista encontra monitores credenciados que acompanham os grupos por essas trilhas; elas só podem ser percorridas com a assistência destes.

Algumas recomendações para estar preparado para esta aventura:

Alimentação: água, barra de cereal, lanche e restaurante na ilha.
Vestuário: bermuda, calçado apropriado e boné.

Acessórios / Equipamentos: repelente, protetor solar, óculos de sol, máquina fotográfica e mochila.

Duas trilhas recomendadas para o seu passeio:

Trilha do Saco Grande – A caminhada começa na praia do presídio percorrendo uma área direcionada a estudos e pesquisas e segue em direção a um antigo Quartel onde foram mortos soldados e civis na rebelião de 1952. A vegetação está se regenerando e ocupando as casas da antiga Vila militar, trazendo de volta os primeiros moradores da mata. Ao final da trilha no costão rochoso deparamos com um mirante das ilhas da região e do mar aberto. Em dias claros é possível avistar tartarugas marinhas em seu habitat natural. Na volta tome uma ducha (Ducha do Maneco) reservada aos que fazem o passeio.

Trilha da Praia do Sul – O caminho já era utilizado antigamente pelos pescadores e moradores da região. Hoje a trilha está documentada com capacidade de carga e pontos interpretativos da Mata Atlântica, restinga, lendas, histórias e grande variedade de fauna que é fonte de estudo para as escolas que visitam o Parque.
No meio da trilha há um mirante com vista para toda a enseada das Palmas.
Ao chegar à praia paradisíaca convive-se com pescadores tradicionais. A praia do sul com sua água cristalina e abundante vida marinha é um convite para o mergulho livre.

Mergulho

A Ilha Anchieta é considerada um dos melhores pontos de mergulho do Brasil. Protegida pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, a caça e a pesca são proibidas. No entanto, o mergulho contemplativo é liberado, e a riqueza da fauna, flora e grandes peixes de passagem permitem uma bela viagem pelo mundo submarino, bastante procurada por fotógrafos para fotos submarinas.

A profundidade varia entre 3 e 12 metros e a temperatura média da água fica entre 20°C e 28°C. No verão costumam ocorrer quedas buscas na temperatura, chegando a até 15°C. Portanto, o uso de roupas isotérmicas de 5mm é recomendável o ano todo. A visibilidade varia muito em função de correntes e condições climáticas, indo de 2 a 10 metros. O fundo é composto de costões rochosos e areia. Fauna e flora são abundantes, podendo-se observar corais cérebro, esponjas, algas, tartarugas, budiões, arraias-prego, garoupas, badejos e peixes coloridos, principalmente na Ponta Sul.

Veja na galeria de fotos macro abaixo exemplos da grande variedade de vida submarina na Ilha Anchieta, registrada pelas mãos do premiado fotógrafo Delmar Corrêa.

Como Chegar

A Ilha Anchieta localiza-se no Litoral Norte de São Paulo, município de Ubatuba. Fica em frente à Praia da Enseada e do Saco da Ribeira. Para chegar à Ilha Anchieta o turista poderá optar pelos passeios de escuna que saem da Enseada e do píer do Saco da Ribeira, ou alugando um barco com tripulação. Veja as prestadoras destes serviços no Portal www.ubatuba.com.br, seção de Serviços.

Para aproveitar bem seu passeio, não se esqueça de levar um bom calçado para caminhadas, protetor solar, repelente e a providencial máquina fotográfica, pois as paisagens da Ilha são inesquecíveis.

Fechado para comentários.