Serra Da Capivara – PI

Serra Da Capivara – PI
5 (100%) 1 vote
Serra Da Capivara - PI

Serra Da Capivara – PI

Por Que Ir Para Serra Da Capivara

Na Serra da Capivara, visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Unesco, é uma verdadeira viagem às origens da civilização na América. Dono de uma paisagem única, com cânions, baixões e serras, e de uma enorme concentração de arte rupestre pré-histórica (com pinturas que têm entre 6 mil e 12 mil anos), ele é um dos mais bem-estruturados parques do país. Guias treinados, obrigatórios na visita, ajudam a compreender os significados dos desenhos. A base para visitar o Parque Nacional é a modesta São Raimundo Nonato, distante 41 km, com boa estrutura de serviços.

COMO CHEGAR

Saindo da capital Teresina, parta pela BR-316 até pouco depois de Monsenhor Gil. Saia à direita pela PI-224. Continue na via, que muda de nome para PI-236. Vá até o final e entre à direita na BR-230 e, logo em seguida, em Oeiras, saia à esquerda pela PI-143. Em Simplício Mendes, vire à direita na BR-020 e percorra a via até a Serra da Capivara.

O QUE FAZER

Dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara, o passeio no Circuito Baixão da Pedra Furada é o que os guias mais fazem com turistas de primeira viagem. Outros ótimos circuitos são o Desfiladeiro da Capivara, o Baixão das Andorinhas e o da Serra Branca. Para os aventureiros, a trilha Interpretativa Hombu, a da Energia, e os Circuitos Esportivos da Chapada são uma boa opção.

Serra Da Capivara - PI

Museu Do Homem Americano

Museu Do Homem Americano

A exposição do Museu do Homem Americano, na Serra da Capivara, é resultado de quatro décadas de pesquisas na região do parque e revela a evolução da cultura material do homem pré-histórico no continente.

Organizada de forma didática, a coleção com cerca de 90 peças exibe no mezanino os exemplares mais valiosos, como os seixos queimados em fogueira há 50 mil anos, a machadinha de pedra polida de 9 200 anos e fragmentos de cerâmica de 8 960 anos.

No centro, um cubo transparente chama a atenção, como se guardasse um valioso diamante: é a ponta de um projétil de quartzo hialino, um mineral translúcido lapidado há 8 mil anos.

Serra Da Capivara - PI

Serra Branca

Circuito Serra Branca

Acesso pela PI-140, 40 km

Até pouco tempo atrás, as estradas da Serra Branca só podiam ser percorridas por veículos 4×4. Hoje, carros de passeio já são capazes de explorar as mais recentes trilhas abertas ao público: são 60 sítios arqueológicos com figuras no estilo Serra Branca de pintura, caracterizadas por figuras estáticas e traços grossos. Nesse circuito, as trilhas a pé são curtas e leves, mas as estradas que levam até elas são um tanto longas e podem tornar o passeio cansativo. Reserve um dia inteiro.

Serra Da Capivara - PI

Artesanato Da Serra Da Capivara

Compras De Cerâmica Na Serra Da Capivara

Vila de Barreirinho (mun. de Cel. José Dias), 38 km
mun. de Cel. José Dias.

Canecas, copos, pratos e outros objetos exibem reproduções de pinturas rupestres. A famosa cerâmica da Serra da Capivara, que pode ter preços salgados no restante do país, custa, aqui, cerca de 20% menos até em relação a outras lojas da região (as peças também são vendidas no Centro de Visitantes do Parque Nacional, no Museu do Homem Americano e no Centro de São Raimundo Nonato – Av. Prof. João Menezes, 647). Na oficina, ao lado da loja, é possível acompanhar as etapas da produção.

Serra Da Capivara - PI

Pedra Furada

Circuito Baixão Da Pedra Furada

30 km

É o mais visitado e onde foram encontrados vestígios de uma fogueira de 50 mil anos. O passeio dura o dia todo e inclui, entre outras atrações, a Pedra Furada, o Alto da Pedra e o Sítio do Meio – lá estavam a machadinha de pedra polida e os fragmentos de cerâmica expostos no museu. No Boqueirão da Pedra Furada, boas passarelas levam às pinturas rupestres gravadas num paredão com 100 m de altura, que ganha bonito efeito com a iluminação noturna, paga à parte (R$ 50 para até 10 pessoas, agendar no Centro de Visitantes até 17h).

Serra Da Capivara - PI

Desfiladeiro Da Capivara

Circuito Desfiladeiro Da Capivara

43 km

Por sua configuração natural, o desfiladeiro conserva melhor a umidade e as plantas sofrem menos os efeitos da seca. Uma trilha de 4 km com densa vegetação leva ao Boqueirão do Paraguaio, onde há grandes figuras humanas, estilizadas e decoradas com traçados geométricos. Outro trajeto íngreme (2h30 de caminhada) vai aos sítios do Circuito dos Veadinhos Azuis, com quatro pinturas que adquiriram tom azulado com o passar do tempo. Compreende também a Toca da Entrada do Pajaú, a Toca do Barro, a Toca do Inferno e a Toca do Pajaú.

Serra Da Capivara - PI

Baixão Das Andorinhas

Circuito Baixão Das Andorinhas

23 km

Diariamente, por volta de 17h30, andorinhas descem em velozes mergulhos para as fendas de um cânion de 90 m de profundidade. O fenômeno também pode ser observado na Variante do Baixão, cânion com acesso pela mesma guarita da Serra Vermelha. Além desse belo espetáculo natural, o circuito compreende o Baixão do Perna, com doze sítios arqueológicos – aqui existe uma área para piquenique. Em 4h, dá para ver tudo.

Fonte: Férias Brasil