Festas Religiosas De Salvador
Festas Religiosas De Salvador
A religião e a fé são características marcantes do povo de Salvador. O baiano cultua seus santos católicos, seus orixás do candomblé, os deuses e as divindades. O respeito à religião é ensinado desde criança e está presente na vida de cada baiano. A religião faz parte da história da Bahia e os antepassados que colonizaram esta terra deixaram marcas e uma herança muito forte em relação à religiosidade. E o sincretismo do baiano está presente no seu dia a dia e principalmente nas diversas festas e homenagens aos santos e orixás.
Na Bahia durante todo o ano são realizadas as chamadas festas religiosas, chamadas também de Festas de Largo. E não pense que as festas dedicadas aos santos e divindades tem somente missas ou cultos. As festas profanas na Bahia tem e carregam muito mais do que celebrações e homenagens. Como tudo o que o baiano faz tem alegria e animação, suas festas religiosas não poderiam deixar de ter muita descontração e junto com as orações e procissões há música, samba, dança e claro, muita comida típica baiana.
As festas religiosas em Salvador acontecem de janeiro a dezembro e dentre as mais conhecidas estão a de Santa Bárbara na religião católica ou Iansã no candomblé, celebrada dia 4 de dezembro; seguida das homenagens á Nossa Senhora da Conceição da Praia, dia 8 de dezembro e da tradicional Lavagem do Bonfim (em janeiro). Esta é por sua vez uma das mais famosas festas religiosas populares de Salvador que reúne milhares de fiéis, soteropolitanos e turistas, junto a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Sagrada Colina. Além da missa e procissão, as baianas lavam as escadarias do templo e benzem os fiéis com água-de-cheiro. Tudo com muita animação e o batuque dos blocos de afoxé.
pós a Lavagem do Bonfim as festas religiosas prosseguem em Salvador com as homenagens à rainha do mar, Iemanjá, que ganha no bairro do Rio Vermelho umas das mais lindas festas da cidade. Os festejos para Iemanjá, no dia 02 de fevereiro, tomam conta da Praia do Rio Vermelho com oferendas, música e dança. Já em setembro, dia 27, os homenageados são os irmãos Cosme e Damião. A principal característica dos festejos para os santos gêmeos celebrados pelo candomblé e umbanda, é a distribuição do caruru (prato típico da culinária baiana que parece uma espécie de guisado preparado com quiabo e camarão).
As festas religiosas promovidas em Salvador são uma ótima maneira para conhecer os costumes, a cultura e a religiosidade do povo da Bahia. Além de serem também alegres e excelentes dicas de diversão na cidade. Programe-se para prestigiar uma destas festas durante sua estada em Salvador e além de se divertir muito, você estará ganhando energia e as bênçãos de todos os santos da Bahia.
Fonte: www.salvadorbahiabrasil.com
Fechado para comentários.