Lagoa Rodrigo De Freitas

Lagoa Rodrigo De Freitas
Foto: vidadeturista.com

Lagoa Rodrigo De Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Alvo não só dos atletas que percorrem seus 7 km em corridas, bicicleta ou mesmo andando, a Lagoa como é chamada pelos cariocas possui muitos atrativos que muitos turistas não conhecem. Enumerei aqui nove locais que valem a pena parar para conhecer, sentar para relaxar e apreciar a vista e a natureza.

No início, a região era habitada pelos índios Tamoios e recebeu o nome de Piraguá (que significa água parada). Com a chegada dos portugueses, a região foi colonizada para instalação de um engenho de açúcar (1575-1578) e com isso houve uma dizimação dos índios locais.

Anos depois, a Lagoa foi projetada para as festas do Centenário da Independência e recebeu o nome de Rodrigo de Freitas que foi um jovem militar português que se casou com a senhora de um latifúndio que engloba hoje alguns bairros da Zona Sul, incluindo a Lagoa.

Desde 1995, na época de Natal, a Lagoa recebe uma grande árvore de Natal que a cada ano exibe iluminação e temas diferentes e que é admirada por muitos turistas que se aglomeram para tirar fotos durante o mês de dezembro.

Porém, a Lagoa é frequentada por turistas durante todos os dias do ano e separei aqui nove motivos para explorar mais a região, de acordo com o mapa abaixo:

1. Área das Capivaras – em frente ao Palaphita Kitch, um bar e restaurante todo em madeira e muito frequentado à noite, fica essa área onde com sorte é possível ver capivaras que outrora foram muito frequentes na região. Hoje estão ali imagens de capivaras em madeira e pintadas em diversas cores, dando um toque diferente e colorido ao local. À noite, o local é bem iluminado, permitindo passeios e fotos noturnas.

Nessa área também é possível fazer piqueniques em dias ensolarados e que são bem comuns inclusive para comemorações de aniversários e datas festivas. Uma dica: não esqueça de recolher seu lixo quando fizer seu piquenique.

2. Pedalinhos – há muito tempo um dos passeios mais procurados na Lagoa é o de pedalinho. Os pedalinhos são pequenos botes de fibra de vidro que se locomovem à base de pedal e na Lagoa eles exibem o formato de cisnes de várias cores, com capacidade para 2 a 6 pessoas. O cais na altura do Parque da Catacumba atrai muitos turistas que querem “navegar” pelas águas da Lagoa. Os preços variam de R$ 30 (2 pessoas) a R$ 50 (6 pessoas). Na área próxima ao cais existe estacionamento, aluguel de quadriciclos e bicicletas e quadras poliesportivas.

3. Natureza em forma de obra de arte – em setembro de 2014, ventos de quase 100 km/h arrancaram árvores centenárias em toda orla da Lagoa Rodrigo de Freitas. Três delas foram transformadas pelas mãos do homem em obra de arte, permitindo que a natureza continuasse preservada. São grandes bancos feitos dos troncos das árvores, um excelente local para sentar e apreciar a vista. Ali perto encontra-se o quiosque OkeKa Baiana Tem, ou quiosque da Keka como ficou mais conhecido, especializado em comida baiana.

4. Parque Baixo Bebê – não são só os adultos que podem usufruir de um dia na Lagoa, as crianças também têm sua vez. O parque, que fica em frente à Igreja Santa Margarida Maria, é um espaço com brinquedos infantis que foi renovado em 2013 e totalmente destinado a crianças. Os pais podem aproveitar e tomar uma água de coco no quiosque ali perto. A área também fica próxima a um estacionamento, o que facilita a chegada.

5. Curumim – a escultura de um indiozinho com um arco em mãos feita pelo artista plástico Pedro Correia de Araújo e doada para a Prefeitura em 1979, é um dos monumentos na Lagoa Rodrigo de Freitas. A estátua de 1,5 metro de altura já foi vandalizada muitas vezes, teve o arco roubado, partes quebradas, por esse motivo, hoje se encontra sobre uma pedra no meio da Lagoa, na altura da sede náutica do Clube Vasco da Gama. De frente para ela existe um deck de madeira onde as pessoas podem sentar para observar a escultura e a paisagem do local.

6. Parque dos Patins – situado entre o Heli ponto e o Clube Naval Piraquê, o parque apresenta uma pista da patinação, um complexo com brinquedos infantis infláveis como tobogã, piscina de bolas e pula-pula. Os brinquedos são pagos, podendo se pago um passaporte que dá entrada livre a todos os brinquedos do complexo por determinado período de tempo. O local possui estacionamento. Em um deck ali perto é possível também alugar pedalinhos e para quem não quer pedalar, tem a Floatball, uma bola com motor elétrico que desliza sobre as águas da Lagoa. Essa região da Lagoa também é ideal para fazer uma refeição, porque comporta restaurantes das mais diversas culinárias: da italiana (Quiosque Mediterrâneo) à árabe (Arab), passando pela culinária brasileira no Brasiliano Grill e no Caipirinha & Filé. Os restaurantes funcionam durante o dia e à noite.
Para aqueles que querem ver a cidade de cima é possível contratar um passeio de helicóptero com durações variadas sobrevoando o Rio de Janeiro em diferentes rotas, saindo do heliporto da Lagoa. A empresa que faz os passeios é a mesma que opera no heliporto do Morro da Urca no Pão de Açúcar.

7. Complexo Lagoon – um grande complexo que comporta salas de cinema, restaurantes, bares e uma casa de show, além de possuir estacionamento próprio. O Lagoon foi inaugurado em 2012 com o complexo de restaurantes Lagoon Gourmet que conta com cinco restaurantes: Gula Gula, Pax Delícia, Quadrifoglio, Giuseppe Grill Mar e San Remo (que atende na varanda). É possível sentar na varanda admirando toda a extensão da Lagoa ou escolher o salão de um dos restaurantes para almoçar e jantar. O local ainda apresenta seis salas de cinema da rede Cinépolis e uma nova casa de shows, Miranda. Para aqueles que estão com crianças, o local dispõe de um espaço criança no térreo, próximo ao estacionamento.

8. Pista de Skate – para os skatistas de plantão, quase em frente a sede do Clube de Regatas do Flamengo, estão duas pistas de skate de diferentes dificuldades. Próximo ao local também existem quadras poliesportivas.

9. Píer e ponte dos cadeados – próximo à pista de skate, na orla da Lagoa, existe um píer de madeira que avança um pouco sobre a Lagoa, de onde é possível tirar belas fotos e sentar para admirar a vista e a natureza. Um pouco mais afastado do píer, uma ponte liga ao acesso em frente ao Clube Caiçaras. Nessa ponte já podem ser vistos alguns cadeados para selar o amor dos apaixonados que ali colocam o cadeado e jogam a chave na Lagoa. Além desses pontos, toda orla da Lagoa apresenta aparelhos de ginástica para idosos ou para musculação, além de algumas estacões para aluguel das bicicletas Bike Rio, mais conhecidas como bicicletas do Itaú.

Fonte: maiorviagem.net

Fechado para comentários.