Cidade Do Samba
Cidade Do Samba
Mais novo atrativo turístico carioca, a Cidade do Samba garante o clima de Carnaval o ano inteiro. O parque temático ocupa uma área de 114 mil metros quadrados na zona portuária e abriga os galpões das principais escolas de samba do Rio de Janeiro. Através das oficinas é possível acompanhar de perto a produção de carros alegóricos e de fantasias. Nas noites de quinta-feira, um espetáculo dirigido pelo coreógrafo Carlinhos de Jesus reúne passistas, ritmistas, baianas e casais de mestre-sala e porta-bandeiras terminando com um mini-desfile de Carnaval.
A Ciade do Samba ocupa uma área de 92.000m², construída pela Prefeitura do Rio, na zona portuária. Situada na Zona Portuária, onde nasceu o samba carioca, a Cidade do Samba reúne os centros de produção de carros alegóricos e fantasias das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
O triângulo formado por Saúde, Santo Cristo e Gamboa concentra grande tradição da cultura popular da Cidade, notadamente de personagens e entidades ligadas ao Carnaval Carioca.
O desenho da Cidade do Samba forma uma figura geométrica, com as fábricas circundando a praça central.
Parecem partes de um grupo de mãos dadas, formando uma grande roda. É como se o mundo do samba estivesse abraçando os seus ancestrais que estiveram por aqui nos séculos XVII e XVIII, trazendo a arte da dança e da música africanos, hoje incorporada às tradições culturais brasileiras.
Este complexo de arte popular e entretenimento foi planejado para que o visitante sinta as emoções do Carnaval durante os 365 dias do ano, vivendo a magia da festa que transforma o Rio de Janeiro na capital mundial da alegria.
Fonte: Portal estado do rio
Fechado para comentários.