Parnaíba – PI
Por Que Ir Para Parnaíba
A cidade é o ponto de partida para os passeios de barco que levam ao Delta do Parnaíba, um dos mais belos cenários do país formado por rio, mar, lagoas, igarapés, áreas de mangue e 75 ilhas. Os tours duram cerca de seis horas com direito a paradas em praias, dunas e ilhas. Concorrido também é o roteiro que leva à baía do Caju, incluindo observação de caranguejos, caminhadas e banhos. O auge do passeio é a revoada dos guarás, as típicas aves vermelhas que seguem para os igarapés ao entardecer.
Para quem prefere circular por terra, vale a pena curtir a Lagoa do Portinho, uma pequena praia cercada por dunas, bares e restaurantes. Point na hora do pôr do sol, o espelho d’água é cenário para passeios de lancha e de banana boat. Na praia da Pedra do Sal as atrações ficam por conta das boas ondas e dos quiosques no lado direito do morro; e as paisagens desertas e pacatas à esquerda. Já na praia do Coqueiro, as casas de veraneio dividem a atenção com a areia branquinha.
Rusticidade é a marca registrada da praia de Macapá, com tendas de palha que servem porções simples – e deliciosas! No caminho para Macapá, faça uma parada em Carnaubinha para conhecer a árvore da Cabeleira, como dizem os moradores. Trata-se de um tamarineiro que teve a copa “penteada” pelo vento ao longo dos anos.
O Centro da cidade também guarda belezas. O Porto das Barcas é uma delas – o conjunto arquitetônico às margens do rio Igaraçu é formado por prédios dos séculos 18 e 19 que hoje abrigam bares, restaurantes e lojas de artesanato. Na Catedral de Nossa Senhora das Graças o destaque fica por conta do altar principal original, com detalhes em ouro. Encerre os trabalhos experimentando as delícias típicas da região à base de caranguejo. Nos restaurantes da avenida Beira-Mar, os cardápios oferecem a iguaria em várias versões: torta, casquinha, patinha à milanesa e tradicional, quando o crustáceo deve ser desmembrado e quebrado com o auxílio de um martelinho.
Fechado para comentários.