Ilhabela – SP

Ilhabela – SP
4.8 (96.67%) 6 votes
Ilhabela - SP

Ilhabela – SP

Por Que Ir Para Ilhabela

Maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela é famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela – os ventos constantes que sopram no Canal de São Sebastião tornam as praias da costa Norte perfeitas para a atividade. O charme também é característica marcante da região, reunindo aconchegantes pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e cafés nas ruas no entorno da Vila, como é chamado o badalado centrinho, ponto de encontro de todas as tribos depois da praia.

Os ares paradisíacos da ilha ficam por conta dos cenários emoldurados por mar azul, montanhas cobertas com vegetação nativa de Mata Atlântica, cachoeiras – são mais de 300 – e praias de areias douradas e águas cristalinas como as badaladas do Curral e de Perequê.

Os atrativos de Ilhabela, entretanto, vão além da natureza: concorridos eventos atraem profissionais e turistas que chegam no inverno para curtir a Semana Internacional da Vela, a maior do gênero realizada na América Latina e que acontece em julho; e o Festival do Camarão, em agosto.

Glamourosa, Ilhabela começa a apresentar, aos pouquinhos, uma outra faceta bastante diferente da sofisticação da Vila, porém, não menos fascinante. Na costa voltada para o mar aberto, frequentada pelos surfistas, mergulhadores e aventureiros, ficam as praias mais selvagens da ilha, com acessos nada fáceis – e por isso, garantia de paisagens praticamente intocadas.

Na praia do Bonete, uma vila de pescadores sem luz elétrica ou sinal de celular, chega-se depois de quatro horas de caminhada. Já para aportar na Baía de Castelhanos é preciso enfrentar os 22 quilômetros de uma estrada de terra ruim, chacoalhando dentro de veículos com tração nas quatro rodas. No caminho, porém, surgem cachoeiras de até 70 metros de queda com tobogãs e poços cristalinos capazes de fazer esquecer qualquer perrengue.

Ilhabela - SP

passeio de jipe

passeio de jipe até a praia dos castelhanos

Passeio preferido dos jipeiros, a aventura que leva à Baía de Castelhanos, no selvagem o lado Sul da ilha, dura cerca de uma hora sacudindo em veículos 4×4 – os únicos que enfrentam a precária estrada de terra de 22 quilômetros. Agências oferecem passeios de jipe. Chegando na baía, prepare-se para encontrar uma extensa faixa de areia dourada e fina e trilhas que levam a praias com boas ondas e surfistas. Não deixe de conhecer a cachoeira do Gato, acessível depois de 40 minutos de caminhada, com 70 metros de queda e piscina natural.

Uma outra maneira de chegar à Baía de Castelhanos é de lancha – se o mar permitir – , em viagem de cerca de uma hora e meia. Há duas opções de roteiros: pelo litoral Sul, passando por Bonete, Enchovas e Indaiaúba; e o que vai pela costa Norte, contornando a ilha até Castelhanos.

Atenção: Por questões de segurança e preservação, desde janeiro de 2015 a prefeitura estabeleceu um limite de veículos na estrada – agende o passeio com antecedência nas agências ou chegue cedo se for em veículo próprio.

Ilhabela - SP

Praia Do Bonete

Curtir A Praia Do Bonete

Localizada na costa Sul, a praia do Bonete é semideserta, procurada por surfistas e aventureiros e não tem acesso simples. Para chegar à vila de pescadores – que vive sem luz elétrica e outros confortos da cidade -, somente por trilha ou de barco (a partir de Perequê), dependendo da maré. Quem chegar por terra, pode ir de carro até o bairro de Sepituba onde tem início uma caminhada entre quatro e inco horas até a praia. A trilha, na verdade uma antiga estrada que ligava a praia à zona urbana, não apresenta grandes dificuldades e oferece um refrescante banho na cachoeira da Laje, uma das mais bonitas da região, com 60 metros de quedas que formam tobogãs. Chegando em Bonete, escolha seu canto em meio aos 400 metros de extensão da praia e bom descanso!

Ilhabela - SP

Cachoeira Do Gato

Cachoeiras Em Ilhabela

Ilhabela tem mais de 360 cachoeiras, muitas de fácil acesso. Não deixe de inclui no roteiro a da Lage, com pequenas quedas que formam piscinas naturais de águas cristalinas. Alcançadas por trilhas a partir das praias, as quedas do Gato e dos Três Tombos são indicadas para banho e prática de rapel, respectivamente.

Cachoeira Da Laje

O curso do rio forma pequenas quedas, perfeitas para escorregar em direção às cristalinas piscinas naturais. O acesso é feito pela trilha que leva à praia do Bonete e exige 50 minutos de caminhada leve.

Cachoeira Da Toca

Mais famosa de Ilhabela, a cachoeira é boa para banhos e aventuras – a ducha forte despenca de uma altura de três metros e as diversas quedas formam longos tobogãs. O acesso é pela estrada para Castelhanos.

Cachoeira Do Gato

O acesso não é dos mais fáceis – 40 minutos de caminhada em trilha – mas vale a pena. A cachoeira tem 50 metros de queda, formando piscina naturais de águas transparentes. O acesso é pela estrada para Castelhanos.

Cachoeira Dos Três Tombos

De fácil acesso, Três Tombos fica na praia da Feiticeira. As grandes e belas quedas formam piscinas naturais ladeadas por muito verde. O acesso é pela praia da Feiticeira.

Cachoeira Branca

A maior cachoeira de Ilhabela tem 65 metros, formando cinco poços de águas clarinhas e perfeitos para banhos. O acesso é feito a partir da portaria do Parque Estadual e a caminhada dura uma hora.

Ilhabela - SP

Vila Ilhabela

Passear Na Vila

No início da noite a Vila ganha movimento, lotando cafés, restaurantes e lojinhas da área. Para observar o burburinho, dê uma volta pela rua do Meio, repleta de gente.

Ilhabela - SP

Praia Da Fome

Terra & Mar

O concorrido passeio reúne aventuras em trilhas e na água. A diversão começa às 10h, na praia do Perequê, de onde o primeiro grupo sai de jipe rumo à praia de Castelhanos, encarando os  22 km de terra até um dos cenários mais encantadores de Ilhabela. Enquanto isso, o segundo grupo parte de barco para o mesmo destino, contornando o litoral norte da ilha, com paradas para mergulho livre nas praias da Fome e Saco do Eustáquio. Na volta, os meios de transporte são trocados, e a chegada à Perequê ocorre por volta das 18h.  Várias agências oferecem o passeio.

Ilhabela - SP

Mergulho Ilha Das Cabras

Mergulhar Na Ilha Das Cabras

A Reserva Marinha da Ilha das Cabras é considerada um do melhores points para a prática do mergulho na região. Além de cardumes de espécies diversas, tem naufrágios repletos de vida marinha.

Ilhabela - SP

Sailing Week – Semana Internacional Da Vela

Visitar A Ilha Durante Os Principais Eventos

No verão e nos feriadões todos os serviços e atrações funcionam a pleno vapor. Nestes períodos, porém, o grande movimento causa congestionamentos nas balsas – utilize o serviço de agendamento (Balsa Hora Marcada). Na baixa temporada as praias ficam praticamente desertas.

Esporte, gastronomia e tradição pontuam o calendário de eventos de Ilhabela. No primeiro semestre, as festas em homenagem à São Benedito, Santo Antônio e São Pedro combinam apresentações folclóricas, missas e procissões. Já no mês de julho, todos os idiomas se misturam durante a Semana Internacional da Vela, seguido pelo Festival de Jazz. Os fãs da boa mesa garantem suas reservas para agosto, quando acontece o saboroso Festival do Camarão.

Sailing Week

Tradicional, a Semana Internacional da Vela de Ilhabela, que acontece em julho reúne cerca de 1.500 velejadores, sendo a maior do gênero na América Latina. Além das regatas, o evento conta com atividades paralelas como palestras, exposições fotográficas, exibições de filmes e documentários ao ar livre, shows e recreação infantil.

Semana Da Cultura Caiçara

Maio é mês de festa e tradição em Ilhabela, com as comemorações em homenagem a São Benedito. Durante os finais de semana de festejos (primeira quinzena), as ruas da Vila se tornam cenário para as apresentações do folclore típico da ilha, a Congada.

Festival De Jazz

Em julho, após a Semana Internacional de Vela, a Vila volta a ficar a agitada. Dessa vez, por conta dos shows de jazz grátis, em palcos montados no deque da Praça das Bandeiras com vista para o mar.

Festival Do Camarão

A alta gastronomia invade Ilhabela em agosto, com a realização do Festival de Camarão. Na programação, concursos, degustações, cardápios especiais e cursos ministrados por grande chefs nacionais e internacionais, além de shows e vasta programação cultural nos restaurantes. Outra atração do evento é o Boteco do Camarão, montado na Praça Coronel Julião, na Vila: durante dois fins de semana, barraquinhas vendem pratos e petiscos que levam o crustáceo.

Ilhabela - SP

Passeio De Escuna

Passear De Escuna

Os passeios de escuna que partem da praia do Perequê levam às belas praias da Fome e do Jabaquara. Ao longo do percurso, que dura o dia inteiro, aproveite para mergulhar e apreciar a Mata Atlântica nativa, que emoldura grande parte do cenário.

Ilhabela - SP

Beach Club do Hotel DPNY

Curtir Os Beach Clubs

Os espaços lotam ao entardecer. No pedaço de areia mais desejado da praia do Curral, o DPNY oferece confortáveis e disputadas espreguiçadeiras, DJs internacionais na alta temporada e restaurante. Já o Sea Club, no Saco da Capela, atrai por conta da boa piscina, da estrutura de praia e do som eletrônico.

Fonte: Férias Brasil