Guaramiranga – CE

Guaramiranga – CE
4.7 (93.33%) 3 votes
Guaramiranga

Guaramiranga – CE

Por Que Ir Para Guaramiranga

É possível sentir frio também no Ceará. Na vila de Guaramiranga, encravada no Maciço de Baturité, a média anual das temperaturas é de vinte graus. No inverno, porém, os termômetros registram números ainda mais baixos.

Além do clima ameno, Guaramiranga chama atenção por realizar um concorrido Festival de Jazz e Blues em pleno Carnaval.

O evento acontece desde o ano 2000 e reúne mais de 15 mil pessoas do país e do exterior que chegam em busca dos shows de artistas consagrados no Brasil e lá fora.
Para brindar as apresentações de nomes como Kenny Brown, Stanley Jordan e Eileina Williams, dá-lhe muitas taças de vinho!

O festival movimenta a pracinha da única rua asfaltada da vila, onde fica o Teatro Rachel de Queiroz, sede dos principais shows. Para assisti-los, é fundamental comprar os ingressos com antecedência, assim como reservar as hospedagens – a oferta é pequena para tantos “foliões”.
Durante o dia, a programação é voltada para a natureza. Bem perto do centrinho fica o Parque das Trilhas, uma área de 114 hectares envolta pela mata Atlântica, que oferece caminhadas ecológicas, lagos, bicas para banhos e atividades de aventura, como rapel e tirolesa.

Quem está de carro pode explorar os arredores, onde estão cachoeiras e o Pico Alto, a 1.115 metros de altitude, com vista para o sertão, o rio Pacoti e, nos dias claros, para as dunas do litoral cearense.

Na vizinha Baturité, o Mosteiro dos Jesuítas também oferece um mirante com vista panorâmica. A bonita construção em pedra abriga ainda a capela do Sagrado Coração de Jesus e um caminho com 23 passos da Via Sacra.

Antes de anoitecer, junte-se à turma nas escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição para curtir um belo espetáculo gratuito: o pôr-do-sol. Findo o show, circule pela feirinha de artesanato, repleta de peças e enfeites em cipó trançado.

Guaramiranga

Cachoeira Da Veada

Cachoeira Da Veada

Situada a 3 Km da sede do município, no sítio Horizonte Belo, essa é uma das mais belas cachoeiras de Pacoti, de várias quedas d’águas e um belo poço para banho, uma roda d’água é uma atrativo a parte para quem quer desfrutar de muita beleza natural.
Existem várias outras cascatas de abundante paisagens e mananciais hídricos.

Guaramiranga

Vista Do Pico Alto

Pico Alto

Os visitantes de Guaramiranga também são estimulados a conhecer, próximo a cidade, o Pico Alto, local de maior altitude no Maciço de Baturité, segundo ponto culminante do Estado do Ceará e o terceiro da região nordeste, com 1.115 metros. Conseqüentemente de menores temperaturas, que podem chegar a 10°C em Julho. Proporciona ainda um mirante onde os visitantes desfrutam de um prazeroso pôr do sol.
Sua vegetação é densa por toda sua extensão. Do Pico pode ser vista a serra, as dunas do litoral cearense e o sertão.
Existe de uma trilha a partir do Sítio Cocão até o seu cume.

Distância: 13Km da sede
Acesso: via asfaltada.