Conceição Do Ibitipoca – MG

Avaliação
Conceição Do Ibitipoca - MG

Parque Estadual Do Ibitipoca

Por Que Ir Para Conceição Do Ibitipoca

Conceição Do Ibitipoca - MG

Paredão Do Santo Antônio

Circuito das águas

O circuito das águas é o menor dos roteiros do parque, com pouco mais de 4,5 km de trilhas, o roteiro encontra-se ao longo do rio do Salto e possui vários lagos propícios para o banho, possui também pequenas praias, cachoeiras e a famosa Ponte de Pedra e o paredão de Santo Antonio, atrativos que dão um toque muito especial à paisagem.

Conceição Do Ibitipoca - MG

Nascer Do Sol No Pico Do Peão

Pico Do Peão

Os picos do Pião (1.722 metros) e da Lombada (1.784 metros) são os pontos culminantes do parque e descortinam vista panorâmica dos vales tomados por rios e cachoeiras. A Lombada, a quatro quilômetros da portaria, oferece ainda um bonito pôr-do-sol – mas não se esqueça que o parque fecha às 18h!

Quem chega pela primeira vez no alto do Pico do Pião, a 1762m de altitude, não entende a presença de um altar de cimento no alto da Serra de Ibitipoca. São as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, destruída pelos raios, pelo vento e pelas tempestades que assolam o cume, restando apenas o altar. Foi inaugurada em 10 de Agosto de 1932. A construção foi autorizada por um bispo de Juiz de Fora com a finalidade de consolidar a posse de terras devolutas do Estado. Festas eram realizadas no Pico do Pião com direito a animação de bandas que vinham de Santa Rita de Ibitipoca e de Bias Fortes. A primeira missa celebrada no Pico do Pião foi em 15 de Agosto de 1925, muito antes da construção da capela. Mas o Estado vence o processo e passa a ser proprietário das terras a capela fica abandonada, a imagem do Senhor Bom Jesus é levada para o Arraial do Mogol, próximo a Conceição.  Lendas dizem que o sino de bronze da capela se encontra perdido na mata abaixo do Paredão do Pico do Pião, um tal de Sr. Lino ficou a dar badaladas a noite inteira até que ele rolou paredão abaixo.

Em 1940, estando totalmente arruinada, a capela do Pico do Pião (atualmente só existe o altar e partes do piso) não tinha mais condições de abrigar a imagem do santo Bom Jesus do Pião. Os moradores de Mogol – povoado próximo e visível do pico – levaram a imagem do santo em procissão até seu povoado e construíram atrás da capela de Nossa Senhora dos Remédios, no Arraial de Mogol, uma pequena ermida para o Bom Jesus.A imagem encontra voltada em direção ao Pico – por vontade própria – e diz à lenda que teriam sido forças do santo, responsáveis pelo desnivelamento da capela fazendo com que a mesma ficasse torta tamanha sua vontade de apreciar o Pico do Pião.

Conceição Do Ibitipoca - MG

Lago Das Miragens

Lago Das Miragens

Conta uma lenda tupi que o grande Chefe da Tribo dos Coroados morreu em combate com o Chefe dos Pitás. Disputavam o amor da índia Pitás. Por não tirar seus olhos dos olhos de sua amada durante o combate, o Chefe dos Coroados foi ferido mortalmente. A jovem ao ver seu amado à morte, debruçou-se ao seu ombro. O Chefe Pitás, então, afastou-se em sinal de respeito. A índia deixou-se morrer de dor. A crença religiosa indígena conta que, após a morte, os espíritos encarnam nas pedras, nas águas e nas montanhas. O Lago das Miragens, local do combate, sugere por suas formas as silhuetas daquele casal: Coroados e Pitás, que habitavam as serras de Ibitipoca. Lenda ou verdade, o lugar está impregnado de magia e paira no ar o mistério. As montanhas formam imagens do casal indígena, perpetuando aquele romance e drama. A índia está eternamente debruçada ao ombro de seu amado e chora a metamorfose.

Conceição Do Ibitipoca - MG

Janela Do Céu

Janela Do Céu

É uma cachoeira localizada no Ribeirão Vermelho. De seu topo à sua base na mata do fundo do vale são 7 quedas d’água, em forma de degrau, mas a visitação no parque é feita apenas no topo de onde tem-se uma visão extraordinária de vales e morros a longa distância.

Este local é perigoso por se encontrar à beira de uma queda d’água e por ser escorregadio devido ao lodo formado nas rochas.

No seu lado esquerdo encontra-se um paredão, onde avista-se a primeira queda da cachoeira de frente. (distância da portaria: 8.000m)

Conceição Do Ibitipoca

Gruta Dos Viajantes

Grutas

Gruta dos Viajantes

Esta gruta atravessa um paredão de 200m de um lado ao outro, possuindo dois portais. Seu corredor principal beira um filete d’água e possui várias galerias laterais de variados tamanhos. (distância da portaria: 5.100m)

Gruta do Pião

O portal está localizado num paredão cercado por capão de mata, seu corredor principal de teto baixo e piso plano chega a um salão que se ramifica em algumas pequenas galerias, onde encontram-se espeleotemas. (distância da portaria: 4.500m)

Gruta do Monjolinho

É um canyon formado pela ação das águas na rocha, com paredões de 10m de altura e 2m de distância, cercado por uma pequena piscina natural, banco de areia e uma mata ciliar, que mantém esta área sombreada a maior parte do dia.

A irregularidade das formas, esculpidas pelas águas na rocha, chamam a atenção por sua beleza. (distância da portaria: 3.200m)

Gruta dos Coelhos

Localizada num paredão sombreado e coberto por rica vegetação.

Seu portal tem 4 x 3m seguido por um corredor que se abre num salão, estreitando-se progressivamente até um pequeno buraco. Deste ponto em diante só é possível deslocar por corredores muito estreitos, até a saída que se encontra no outro lado do paredão. (distância da portaria: 1.100m)

Gruta dos Fugitivos

Esta gruta possui dois portais porque atravessa um paredão de aproximadamente 100m de um lado ao outro, seu corredor possui um salão de onde parte outra galeria.

Sua travessia dá acesso a Gruta dos Três Arcos. (distância da portaria: 5.800m)

Gruta dos Três Arcos

Localiza-se no centro de um afloramento rochoso cercado por capão de mata.

Possui 3 portais interligados num único salão de onde podem ser vistos os 3 arcos dos portais. (distância da portaria: 5.900m)

Gruta dos Moreiras

Está localizada em um paredão todo coberto por líquens verdes, possui vários salões interligados por galerias, existindo também algumas pequenas saídas e clarabóias.

No seu interior ocorrem filetes d’água e gotejamentos do teto, tornando seu acesso escorregadio. (distância da portaria: 6.000m)

Conceição Do Ibitipoca - MG

Cachoeira Dos Macacos

Cachoeiras

Cachoeira dos Macacos

É uma cachoeira cercada por paredão e mata ciliar. Localizada no Ribeirão do Salto, tem uma queda de aproximadamente 30m, formando uma pequena piscina natural em sua base e na metade de sua queda existe um degrau na rocha onde a água bate formando um spray.

Após a piscina natural existe uma grande rocha em forma de cubo com aproximadamente 3m de altura.

A visitação só é permitida na parte de cima da cachoeira, porque as trilhas que levam até embaixo são muito perigosas, já tendo ocorrido acidente fatal. (distância da portaria: 2.800m)

Piscinão

É uma cachoeira de aproximadamente 4m de altura localizada no Ribeirão do Salto, que deságua numa piscina natural cercada de mata ciliar e afloramentos rochosos. (distância da portaria: 2.700m)

Lago dos Espelhos

É uma cachoeira, localizada no Ribeirão do Salto, que deságua numa piscina natural, cercada por mata ciliar, afloramentos rochosos e um banco de areia, que fica de frente para a queda d’água.

Local muito utilizado para nado e ducha. (distância da portaria: 2.400m)

Cachoeira das Fadas

Sua queda d’água está localizada no Ribeirão Vermelho num paredão que possui pequena caverna e uma piscina natural em sua base, cercada por mata ciliar.

Nas épocas de seca (inverno) sua queda d’água quase desaparece. (distância da portaria: 7.700m)

janela Do Céu

É uma cachoeira localizada no Ribeirão Vermelho. De seu topo à sua base na mata do fundo do vale são 7 quedas d’água, em forma de degrau, mas a visitação no parque é feita apenas no topo de onde tem-se uma visão extraordinária de vales e morros a longa distância.

Este local é perigoso por se encontrar à beira de uma queda d’água e por ser escorregadio devido ao lodo formado nas rochas.

No seu lado esquerdo encontra-se um paredão, onde avista-se a primeira queda da cachoeira de frente. (distância da portaria: 8.000m)