Chapada Imperial – DF

Chapada Imperial

Por Que Ir Para Chapada Imperial

Preservada desde 1985, a Chapada Imperial é um santuário ecológico, a 50km do Plano Piloto, que vem acumulando prêmios e indicações como modelo de desenvolvimento sustentável em propriedade particular.

A reserva que reúne áreas de cerrado “senso stricto”, cerrado rupestre, cerradão, matas mesofíticas (interflúvio e calcária), mata de galeria, campo cerrado, campo de murundum, campo sujo, campo limpo, campo úmido, brejo e veredas, tem uma área aproximada de 4800 ha e está localizada na Área de Proteção Ambiental-APA de Cafuringa. É hoje a maior área de mata particular preservada do DF, com inúmeros animais fazendo da Chapada Imperial seu habitat natural e, entre eles, muitos ameaçados de extinção, tais como onça, lobo-guará, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, tornando-a um santuário ecológico.

Chapada Imperial - DF
Cachoeira Da Rainha

Com uma localização privilegiada encontrando-se no ponto mais alto do Distrito Federal, 1342 metros, tem formações rochosas e canions em terrenos acidentados com cerca de 95% preservados: são terrenos que se situam sobre rochas com mais de um bilhão de anos e cobertos por vegetação típica dos cerrados.

Cachoeira Candanguinha

As trilhas ecológicas com educação ambiental, o projeto pedagógico, a soltura de animais silvestres, a rota das árvores, o arvorismo, o museu eco-histórico com educação patrimonial, o resgate cultural e a inserção social junto a comunidade local, são algumas das atividades e projetos desenvolvidos na reserva ecológica.

Informações:

Quando: De acordo com a disponibilidade do local, das 9h as 17:30h
Quanto: R$ 80, a trilha curta (2 piscinas e 3 cachoeiras – 1 km de caminhada)
R$ 90, a trilha média (15 pontos turísticos – 3 km de caminhada)
R$ 100, a trilha longa (33 pontos turísticos – 4,5 km de caminhada)

Esses valores incluem: entrada, guias, aula de educação ambiental, trilhas, transporte interno, almoço, tirolesa, parque, arvorismo, escalada, entre outras atrações.

*Pacotes especiais para escolas, entre em contato.
Onde: Pelo lago Oeste, seguir pela DF001 até a estrada de terra, continuar por mais 7 km, virar a direita na DF220 e rodar mais 6 km.
Pela estrutural, seguir na direção para Brazlândia (DF240). Rodar 8 km, entrar à direita na bifurcação e seguir pela DF001. Percorrer 7 km de asfalto e mais 6 km de terra, virar à esquerda na DF220. Continuar por mais 6 km até a porteira da Chapada Imperial.