Melhores Destinos Paraná

Melhores Destinos Paraná
4.5 (90%) 2 votes

Paraná é uma das 27 unidades federativas do Brasil.Faz divisa com os estados do Mato Grosso do Sul a noroeste, de São Paulo ao norte e leste e de Santa Catarina ao sul, além da Argentina a sudoeste, do Paraguai a oeste e do oceano Atlântico a leste. É o único estado sulista que faz fronteira com um estado de outra região.Está localizado na região Sul do país.Sua área é de 199 307,922 km²,um pouco menor que a Romênia, país com formato semelhante.Curitiba é, ao mesmo tempo, a capital e município mais populoso do estado. O Paraná está dividido em 39 microrregiões e 10 mesorregiões, subdivididos em 399 municípios.Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Paranaguá, Arapongas, Guarapuava, Apucarana, Toledo, Araucária, Pinhais, Campo Largo, Umuarama, Cambé e Almirante Tamandaré são os outros municípios com população superior a cem mil habitantes.

O Paraná, cujo território abrange toda a extensão da antiga República do Guairá à época do Império Espanhol, era a província mais nova do Império do Brasil, desmembrada da de São Paulo em 1853,sendo primeiro presidente o senhor Zacarias de Góis e Vasconcelos.Foi criada por motivos diversos. Podendo ser citados uma punição pela participação dos paulistas na Revolta Liberal de 1842, um acordo pelo apoio oferecido pelos paranaenses à Revolução Farroupilha e o cultivo lucrativo da erva-mate.É também o mais novo estado da Região Sul do Brasil,logo depois do Rio Grande do Sul (1807) e Santa Catarina (1738). O estado é historicamente conhecido por sua grande quantidade de pinheirais espalhados pela porção sul planáltica,onde o clima é subtropical úmido, como nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul enquanto o resto do Brasil é tropical.A espécie predominante na vegetação é a Araucaria angustifolia.Os ramos dessa árvore aparecem na bandeira e no brasão, símbolos adotados em 1947. atualmente, esse ecossistema encontra-se muito destruído devido à ocupação humana.

O relevo do Paraná é dos mais altos do Brasil: 52% do território estadual tem altitude superior a 600 metros e somente 3% do território tem altitude inferior a 300 metros. Os rios mais importantes do Paraná são o Paraná, o Iguaçu, o Ivaí, o Tibagi, o Paranapanema, o Itararé e o Piquiri. O Paraná é dotado de um clima temperado.As principais atividades econômicas do Paraná são a agricultura (cana-de-açúcar, milho, soja, trigo, café, tomate, mandioca), a indústria (agroindústria, indústria automobilística, papel e celulose) e o extrativismo vegetal (madeira e erva-mate).De acordo com o PIB, o Paraná é o quinto estado mais rico do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.O setor agropecuário do Paraná é muito diversificado e altamente produtivo, assim como um progressivo setor industrial.É o maior estado produtor de milho do Brasil e de soja e o segundo de cana-de-açúcar.

O nome do estado é derivado do rio que delimita a fronteira oeste de seu território, onde ficava o salto de Sete Quedas (hoje submerso pela represa da Usina Hidrelétrica de Itaipu) na divisa com Mato Grosso do Sul, já na Região Centro-Oeste,e com o Paraguai. O rio Paraná nasce da confluência dos rios Paranaíba e Grande, quase mais a oeste de Minas Gerais.

Turismo

O Paraná é um dos estados que têm um grande número de parques nacionais, destacando-se o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional do Superagui. Foz do Iguaçu com 275 quedas-d’águas e 80 metros de altura,é conhecida internacionalmente.A Garganta do Diabo é uma das atrações do maior conjunto de cataratas do mundo.Além das visitas às atrações naturais, é um passeio bastante cotado conhecer a hidroelétrica de Itaipú.

Outro ponto de interesse turístico é o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, onde as rochas esculpidas pelos ventos e pelas águas parecem ruínas de uma grande cidade.Ainda em Ponta Grossa pode-se visitar o Buraco do Padre, a Capela de Santa Bárbara (construída pelos Jesuítas)[162] e a Cachoeira da Mariquinha.

Em Maringá existe a Catedral de Maringá (Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória), segundo monumento mais alto da América do Sul e décimo do mundo.Crescente visitação tem ocorrido na região do Cânion Guartelá, (6° maior do mundo e o maior do Brasil) em Tibagi.As praias de Caiobá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Praia de Leste são as mais frequentadas do Paraná.São procuradas por turistas não só no verão, mas também no inverno, quando parte da população vai para o litoral fugindo do frio do planalto.

Curitiba é hoje um importante destino turístico brasileiro, especialmente procurado por turistas oriundos de estados vizinhos que chegam à cidade por via terrestre.Um importante aumento no “turismo de negócios” tem também se verificado nas últimas décadas.Seja por razões de lazer ou trabalho, o fluxo de visitantes estimado no ano de 2006 chega a ser surpreendente: mais de 1 800 000 pessoas, ou seja, maior que o número de habitantes da cidade.

Durante o ano inteiro, se realizam feiras e festivais, destacando-se a Munchen Fest de Ponta Grossa,a Oktoberfest de Rolândia,Carnaval de Rua de Tibagi,o Festival Internacional de Londrina,Festival de Teatro de Curitiba (o principal do país),Festival Folclórico e de Etnias do Paraná,e a Feira de Móveis do Paraná (Movelpar).Atraem ainda considerável interesse as feiras agropecuárias de grande porte, em especial a Expo Londrina.

Fonte: Wikipédia

Paraná

Melhores Destinos Paraná

Antonina – PR

Melhores Destinos Paraná

Foz Do Iguaçu – PR

Melhores Destinos Paraná

Morretes – PR

Destinos Por Estado

POSTAGENS RECENTES

24 set

Para Quem Tem Paixão Por Praias Maragogi É Um Paraíso Irresistível

Maragogi Um Paraíso Irresistível Um paraíso brasileiro localizado no estado de Alagoas, Maragogi é mais um daqueles locais difíceis de explicar em...

23 set

Rio De Contas, Casario Colonial E Lindas Cachoeiras

Rio De Contas Na Bahia Considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia, tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico...