Melhores Destinos Paraná

Melhores Destinos Paraná
4.5 (90%) 2 votes

Paraná é uma das 27 unidades federativas do Brasil.Faz divisa com os estados do Mato Grosso do Sul a noroeste, de São Paulo ao norte e leste e de Santa Catarina ao sul, além da Argentina a sudoeste, do Paraguai a oeste e do oceano Atlântico a leste. É o único estado sulista que faz fronteira com um estado de outra região.Está localizado na região Sul do país.Sua área é de 199 307,922 km²,um pouco menor que a Romênia, país com formato semelhante.Curitiba é, ao mesmo tempo, a capital e município mais populoso do estado. O Paraná está dividido em 39 microrregiões e 10 mesorregiões, subdivididos em 399 municípios.Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Paranaguá, Arapongas, Guarapuava, Apucarana, Toledo, Araucária, Pinhais, Campo Largo, Umuarama, Cambé e Almirante Tamandaré são os outros municípios com população superior a cem mil habitantes.

O Paraná, cujo território abrange toda a extensão da antiga República do Guairá à época do Império Espanhol, era a província mais nova do Império do Brasil, desmembrada da de São Paulo em 1853,sendo primeiro presidente o senhor Zacarias de Góis e Vasconcelos.Foi criada por motivos diversos. Podendo ser citados uma punição pela participação dos paulistas na Revolta Liberal de 1842, um acordo pelo apoio oferecido pelos paranaenses à Revolução Farroupilha e o cultivo lucrativo da erva-mate.É também o mais novo estado da Região Sul do Brasil,logo depois do Rio Grande do Sul (1807) e Santa Catarina (1738). O estado é historicamente conhecido por sua grande quantidade de pinheirais espalhados pela porção sul planáltica,onde o clima é subtropical úmido, como nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul enquanto o resto do Brasil é tropical.A espécie predominante na vegetação é a Araucaria angustifolia.Os ramos dessa árvore aparecem na bandeira e no brasão, símbolos adotados em 1947. atualmente, esse ecossistema encontra-se muito destruído devido à ocupação humana.

O relevo do Paraná é dos mais altos do Brasil: 52% do território estadual tem altitude superior a 600 metros e somente 3% do território tem altitude inferior a 300 metros. Os rios mais importantes do Paraná são o Paraná, o Iguaçu, o Ivaí, o Tibagi, o Paranapanema, o Itararé e o Piquiri. O Paraná é dotado de um clima temperado.As principais atividades econômicas do Paraná são a agricultura (cana-de-açúcar, milho, soja, trigo, café, tomate, mandioca), a indústria (agroindústria, indústria automobilística, papel e celulose) e o extrativismo vegetal (madeira e erva-mate).De acordo com o PIB, o Paraná é o quinto estado mais rico do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.O setor agropecuário do Paraná é muito diversificado e altamente produtivo, assim como um progressivo setor industrial.É o maior estado produtor de milho do Brasil e de soja e o segundo de cana-de-açúcar.

O nome do estado é derivado do rio que delimita a fronteira oeste de seu território, onde ficava o salto de Sete Quedas (hoje submerso pela represa da Usina Hidrelétrica de Itaipu) na divisa com Mato Grosso do Sul, já na Região Centro-Oeste,e com o Paraguai. O rio Paraná nasce da confluência dos rios Paranaíba e Grande, quase mais a oeste de Minas Gerais.

Turismo

O Paraná é um dos estados que têm um grande número de parques nacionais, destacando-se o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional do Superagui. Foz do Iguaçu com 275 quedas-d’águas e 80 metros de altura,é conhecida internacionalmente.A Garganta do Diabo é uma das atrações do maior conjunto de cataratas do mundo.Além das visitas às atrações naturais, é um passeio bastante cotado conhecer a hidroelétrica de Itaipú.

Outro ponto de interesse turístico é o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, onde as rochas esculpidas pelos ventos e pelas águas parecem ruínas de uma grande cidade.Ainda em Ponta Grossa pode-se visitar o Buraco do Padre, a Capela de Santa Bárbara (construída pelos Jesuítas)[162] e a Cachoeira da Mariquinha.

Em Maringá existe a Catedral de Maringá (Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória), segundo monumento mais alto da América do Sul e décimo do mundo.Crescente visitação tem ocorrido na região do Cânion Guartelá, (6° maior do mundo e o maior do Brasil) em Tibagi.As praias de Caiobá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Praia de Leste são as mais frequentadas do Paraná.São procuradas por turistas não só no verão, mas também no inverno, quando parte da população vai para o litoral fugindo do frio do planalto.

Curitiba é hoje um importante destino turístico brasileiro, especialmente procurado por turistas oriundos de estados vizinhos que chegam à cidade por via terrestre.Um importante aumento no “turismo de negócios” tem também se verificado nas últimas décadas.Seja por razões de lazer ou trabalho, o fluxo de visitantes estimado no ano de 2006 chega a ser surpreendente: mais de 1 800 000 pessoas, ou seja, maior que o número de habitantes da cidade.

Durante o ano inteiro, se realizam feiras e festivais, destacando-se a Munchen Fest de Ponta Grossa,a Oktoberfest de Rolândia,Carnaval de Rua de Tibagi,o Festival Internacional de Londrina,Festival de Teatro de Curitiba (o principal do país),Festival Folclórico e de Etnias do Paraná,e a Feira de Móveis do Paraná (Movelpar).Atraem ainda considerável interesse as feiras agropecuárias de grande porte, em especial a Expo Londrina.

Fonte: Wikipédia

Paraná

Melhores Destinos Paraná

Antonina – PR

Melhores Destinos Paraná

Foz Do Iguaçu – PR

Melhores Destinos Paraná

Morretes – PR

Destinos Por Estado

POSTAGENS RECENTES

25 maio

Cenários De Filme Na Chapada Dos Veadeiros, Em Goiás

Cenários Na Chapada Dos Veadeiros A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado localizada ao nordeste do estado de Goiás e...

24 maio

Descubra As Águas Cristalinas De Baixio Na Bahia

Águas Cristalinas De Baixio Na Bahia Baixio, distante 124 km do aeroporto de Salvador, é um dos mais belos cenários naturais do...