Conheça a Lagoa Misteriosa, no Mato Grosso do Sul
Lagoa Misteriosa Mato Grosso do Sul
Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
A gente custa a acreditar no que se vê diante dos olhos.
De águas transparente e tons, exageradamente, azuis, a Lagoa Misteriosa é uma das atrações mais impressionante de Jardim, município próximo a Bonito, no Mato Grosso do Sul.
A atração se encontra no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, cujo acesso se dá por uma escadaria de 179 degraus, e seu nome tem origem no desconhecimento da área total da caverna (até hoje foram explorados 220 metros de profundidade) e pelos sons estranhos que vinham de dentro do lago, segundo os proprietários.
A Lagoa Misteriosa oferece atividades em convenientes águas a 24°C, como as clássicas flutuações em seu lago de 60 x 25 metros, atividade aquática em que o visitante flutua sobre seu espelho d’água, equipado com colete, máscara e snorkel.
Durante essa atividade é possível avistar os dois abismos azuis, sob os pés dos visitantes, formados por paredões verticais rochosos, fundo de areia branca e troncos, cenograficamente, caídos.
Já os mergulhos com cilindro podem ser realizados ‘batismos’ para quem não é certificado (profundidade máxima de 8 metros); ‘autônomo básico’ para certificados (18 m); e ‘autônomo avançado’ (25 m).
Polo do ecoturismo nacional, Bonito é conhecido pela alta transparência de suas águas, devido à predominância de rochas calcárias, o que colocou o destino na lista de um dos locais mais belos do mundo.
A lagoa em números
→ Segundo a SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia), essa é a 7ª caverna mais profunda do Brasil e está, totalmente, debaixo d’água;
O 1º mergulho no local foi em 1992 durante a expedição franco-brasileiro Bonito ’92, quando Augusto Auler atingiu77 metros de profundidade, em um mergulho solo em ar comprimido. No mesmo ano, Jorge Hallak alcançou 82metros no Poço B, sofrendo sério acidente descompressivo;
→ Em 1998, Gilberto Menezes atingiu 220 metros de profundidade, um mergulho mais profundo que exigiu o uso de 8 misturas respiratórias diferentes, com uma duração total de 8 horas de mergulho;
→ Descontando os 9 metros de água até a entrada da gruta, a Lagoa Misteriosa tem 211 metros de profundidade já explorados. Mas até hoje não foi possível fazer um mapa preciso da caverna.
SAIBA MAIS
Lagoa Misteriosa
www.lagoamisteriosa.com.br
Fonte:viagem.catracalivre
Fechado para comentários.