Boipeba é um paraíso no sul da Bahia

Boipeba é um paraíso no sul da Bahia
5 (100%) 2 votes

Boipeba Bahia

Boipeba é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno e se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas. A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia.

Boipeba é um paraíso no sul da Bahia

Em virtude do patrimônio natural, a ilha está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba. A região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, estando inserida no Corredor Central da Mata Atlântica. Boipeba contempla floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.

*Passagens Aéreas Em Promoção Viaje Por Até R$ 200*

Os recifes se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. Estes recifes são muitos largos e cortados por canais e poças. Têm uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha.

As áreas florestais encontradas na ilha servem como abrigo para diversas espécies da fauna, destacando-se uma grande variedade de aves e colibris, tatus, teiús, raposas e outros.

Apesar de difícil acesso, assim como sua vizinha – porém mais badalada – Morro de São Paulo, a ilha encanta com suas belíssimas e paradisíacas praias, assim como suas charmosas ruas de pedra. Quem vai até lá, já tem consciência de que carros não circulam pelo lugar e que o sossego impera o ano inteiro.

*Promoções De Passagens Aéreas Diárias*

Na Ilha de Boipeba temos sem dúvida uma das melhores praias da Bahia, são 20 quilômetros de extensão litorânea divida entre as praias da Boca da Barra, das Pedrinhas, Praia do Tassimirim, Praia da Cueira, Praia do Moreré, Praia do Bainema e Ponta dos Castelhanos. Descubra os encantos de cada uma delas:

A Boca da Barra é a primeira praia da Ilha de Boipeba, lá se concentram a maioria das pousadas e barracas de praia especializadas no preparo de comidas típicas da região. Essa praia possui uma beleza diferenciada, pois ali é onde o Rio do Inferno se encontra com o mar. Serve também como ponto de referência para as saídas dos passeios de barco e para a prática de esportes náuticos.

Já a Outeiro é a continuação da praia da Boca da Barra, com areia de cascalho e com suas ótimas pousadas na beira do mar. Excelente para banho, na maré baixa, onde se formam algumas piscinas naturais. No meio da trilha que se inicia no final da Praia do Outeiro encontra-se uma pequena praia com variedades de pedras, ideal para quem gosta de lindas e diferentes fotos.

Praia do Tassimirim conta com extensos coqueirais, mar de águas calmas, na maré baixa, formam-se piscinas naturais entre os recifes que a cercam. Essa praia é um dos principais pontos de desova da tartaruga marinha na Ilha de Boipeba e excelente para prática de mergulho esportivo.

A Cueira é uma das mais belas praias da Ilha de Boipeba, com uma enseada de areias claras, uma enorme extensão de coqueiros muito bem preservados. Aqui é servida a famosa lagosta na manteiga em uma pequena barraca improvisada no fogão á lenha do Sr. Guido e Dona Eliana. No final da praia você encontrará o belo Rio do Oritibe e muitos manguezais na margem do rio, atravessando esse rio você terá acesso á praia de Moreré, mas cuidado atravesse o rio sempre na maré baixa e calçado.

Considerada a 4ª Praia mais bonita do Brasil pelo Guia Quatro Rodas 2012 e 2014, a praia do Moreré é a mais procurada pelos turistas, enseada de águas tranquilas, com recifes de corais, formando-se várias piscinas naturais e com variedades de peixes, ideal para prática do mergulho. Um banco de areia permite na maré baixa longas caminhadas pela praia podendo conhecer o pequeno vilarejo de Moreré e suas barracas de palha e madeira.

No final da Praia do Moreré inicia uma trilha com diferentes tipos de árvores frutíferas para Praia do Bainema. Praia extensa, dotada de vasto coqueiral e vegetação densa, também com mar de águas tranqüilas, na maré baixa formam-se piscinas naturais. Coqueiros “gêmeos” é uma atração à parte. Na área que possui fundo de areia, a pesca de peixes e camarões-pistola com redes de arrasto movimenta a economia local, que direciona a produção para Valença.

Enquanto a Ponta dos Castelhanos é uma praia deserta, com extenso coqueiral e recifes de corais. No fundo do mar repousa até hoje os restos do navio Espanhol Madre de Diós, naufragado nos primeiros anos da história do Brasil. Daí o nome Ponta dos Castelhanos. Sem qualquer infraestrutura, o local chama a atenção por ser um importante ponto de mergulho e desova de tartarugas marinhas na Ilha de Boipeba.

Boipeba é um paraíso no sul da Bahia

Estando por lá, não deixe de apreciar o espetacular pôr-do-sol no encontro do rio com o mar e contemplar um noite com céu cravejado de estrelas.

Como chegar
De Salvador, a maneira mais fácil de chegar até a Ilha de Boipeba é por táxi-aéreo. O voo parte do aeroporto e dura 30 minutos.

Além disso, há a possibilidade de chegar até lá por mar, com acesso por Torrinhas, onde lanchas podem ser fretadas e existem barcos saindo três vezes ao dia. Ou de Valença, também com barcos e lanchas.

boipebatur.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ kovgabor79

Fonte: qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 574 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.