Paracuru - CE
Paracuru

Por Que Ir Para Paracuru

Com aproximadamente 20 quilômetros de costa e 20 praias de areias finas e brancas, palmeiras e dunas, Paracuru está localizada a 84km de Fortaleza – Litoral Oeste. É a única cidade à beira-mar, além da capital, com tranquilas piscinas naturais, arrecifes, fontes de água doce e ventos fortes que convidam à prática de esportes radicais.
Dona de um dos carnavais mais animados do Ceará, Paracuru tem uma orla de grande beleza, muito utilizada para campeonatos –tanto nacionais como mundiais — de surf e windsurf. As praias da Pedra Redonda e Pericoara possuem grandes dunas e são ocupadas por jangadas, que embelezam a paisagem com a constante presença de velas em movimento sobre o mar. Uma paisagem recortada e paradisíaca que encanta ao primeiro olhar.

Algumas experiências que não podem deixar de viver: degusta um peixe frito nas barracas de praia vendo os surfistas manobrarem suas pranchas e ao cair da noite, beber uma cerveja bem gelada ou uma caipirinha (coquetel nacional feito com cachaça, açúcar, gelo e limão), acompanhada dos tradicionais “espetinhos” na brasa de carne, frango e queijo.
Venha à Paracuru e descubra como ainda se trabalha de forma artesanal em uma casa de farinha, conheça como se cria o camarão em viveiros artificiais ou visite uma “Fazenda de Búfalos” e experimente o delicioso queijo e saiba como é feito.

Paracuru vai te apaixonar por ser uma praia completa e cheia de paisagens e cores que encantam!

Praias Paradisíacas: Paracuru tem apenas 20 quilômetros de costa, mais que suficientes para oferecer opções diversificadas de praias paradisíacas e com cenário único para pessoas de todas as idades. No passeio, o visitante se impressiona com os contrastes ao longo da costa de Paracuru. Mar calmo ali, um pouco agitado mais adiante, piscinas naturais num outro ponto, dunas alvas, arrecifes, palmeiras, coqueiral, currais de peixes, lagoas, bicas de água doce e cristalina à beira-mar. Tudo isso em perfeita harmonia. O roteiro pode começar em qualquer ponto do litoral. O fascínio é garantido. Para facilitar a localização, comece o passeio pela praia de Munguba ou do Farol, como preferem os mais novos, a praia central da cidade.
São praias de areia fina e dourada, algumas ventosas ideais para a práctica do windsurf e do kitesurf, o submarinismo e outras atividades esportivas relacionadas ao mar e ao ar livre. A praia mais destacada é a própria Praia de Paracuru, considerada como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil; são 20 quilômetros de litoral no qual encontramos zonas de grandes palmeiras, dunas, um amplo serviço de bares e tasquinhas, zonas de lagoas naturais de água doce, e acima de tudo, águas quentes onde se pode disfrutar de um bom banho. Além das belezas naturais vamos encontrar nesta cidade pessoas encantadoras e que constroem a história cearense. Um povo marcado por soterramento, secas e inundações, mas, sobretudo por luta, resistência e inovação.

Barra do Rio Curu - Paracuru
Barra do Rio Curu

Barra do Rio Curu

Passeie de barco e descubra as belezas naturais da Barra do Rio Curu, cujas águas desembocam na semideserta Praia da Barra, proporcionando um belo visual para quem gosta de apreciar os simples espetáculos da natureza. O estuário do rio faz desta uma praia de mar calmo, bom para banho de mar. Dunas e bancos de areia também são encontrados na região, que serve de atracação de barcos de pesca.
O Rio Curu, fronteira natural dos municípios de Paracuru e Paraipaba, está situado em uma planície aluvial (formada por materiais trazidos pela água) plana com sedimentos de areia e argila. Sua foz é um atrativo natural de exuberante beleza cênica com uma enseada natural e um cabo (quase uma ilha) que ainda encontram-se relativamente preservados. A Área de Preservação Ambiental do Rio Curu apresenta um conjunto físico de grande atrativo turístico pelos recursos naturais representados pelas águas, vegetação verdejante, barranca vermelha e dunas.
Inseridas nos limites da APA existem seis comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais (basicamente da pesca e da agricultura de subsistência).
Reserve tempo para apreciar o cenário da Barra do Rio Curu, que harmoniza mar, rio e vegetação, e aproveite para realizar um tranquilo passeio de barco, curtindo a paisagem sob novos ângulos. Se desejar mais aventuras, desbrave os mangues de Paracuru e alcance lagoas de águas calmas. Nade entre palmeiras nas águas calmas das lagoas doces que este paraíso lhe proporciona. Perca-se entre os virgens mangues e sinta-se como um verdadeiro Robinson Crusoé.

Esportes Radicais Em Paracuru
Kite Surf

Esportes Radicais Em Paracuru

A Praia de Paracuru está localizada a poucos quilômetros do aeroporto de Fortaleza, portão de entrada do nordeste brasileiro. Atualmente o crecimento contínuo da cidade pelo litoral cearence oferece serviços cada vez mais sofisticados, muitos ficam atraídos pelas excelentes caraterísticas climáticas para a prática de esportes radicais, tais como surf, sandboard, wind e kitesurfe. Esportistas naúticos procuram esta praia pelos ventos constantes produzidos pelos alísios africanos ao encontrar as areias quentes do litoral brasileiro; já os praticantes de sandboard procuram as dunas altas para prática e treinamento desta modalidade. Nos meses de julho até fevereiro pode encontrar-se ventos de 35 Knos e no restante do ano ventos de 20 Knos. A sua localização privilegiada perto da linha do Equador garante uma temperatura estável o ano todo.
Kitesurf: Área considerada umas das melhores do mundo para a prática de kitesurfe, graças a um vento forte e constante durante sete meses ao ano. Excelente para a prática de freestyle quando a maré está baixa e imprescindível para os amantes do kite nas ondas (outubro, novembro, dezembro e janeiro). A temporada começa em junho com 30 nós diariamente e termina em janeiro com ventos de 20 nós.

Surf: As ondas na praia do Ronco do Mar quebram sobre uma bancada de pedra (point break). São “direitas” longas que propiciam a realização de diversas e os mais variados tipos de manobras. Com ondulações maiores, apresenta tubos largos e cumpridos. Outro predicado é que os atletas surfam bem próximos da areia, o que faz do local um palco perfeito para o público acompanhar a performance dos competidores. Isso sem falar na água quente e no clima tropical. Paracuru é especialmente conhecido pelos seus breakpoints de direitas perfeitas e extensas ao centro. As primeiras ondas começam em outubro e terminam em maio. Encontrará breakpoints, beachpoints e reefpoints, o que a torna a melhor zona para praticar surf no Ceará.
Windsurf: Cada vez mais windsurfistas descobrem Paracuru como excelente spot graças a seus constantes ventos fortes e grandes ondas. Paracuru é um lugar perfeito para aprender a fazer windsurfe. Um esporte que se estendeu desde o seu nascimento, há cerca de 30 anos, por todos os cantos do mundo onde existem boas condições para sua prática. O Brasil é um desses locais, pois irá encontrar muito sol, águas cálidas, vento e ondas.

Paracuru – CE
5 (100%) 1 vote