Itumbiara - GO

Por Que Ir Para Itumbiara

A pesca esportiva é o grande chamariz de Itumbiara. A cidade abriga uma represa de 150 quilômetros considerada a melhor e mais tradicional do país para a pescaria do tucunaré. Formada pelas águas cristalinas dos rios Parnaíba e Corumbá, a obra separa os estados de Goiás e Minas Gerais.

Para quem não é fã da atividade, vale pegar uma carona nas embarcações para apreciar a variada paisagem que contorna as margens. São florestas inundadas, bosques de troncos, pastagens e barrancos, além de trechos de areia fina e outros incrustados de pedras.

Na volta do passeio, todos os caminhos levam aos bares da Avenida Beira-Rio, ponto de encontro nas noites de fim de semana.

Itumbiara merece atenção também por conta da boa estrutura de serviços e da localização privilegiada – a cidade está inserida no corredor rodoviário que liga Curitiba a Brasília.

Sua origem data de 1824, quando o Português, Marechal Cunha Matos aqui instalou o Porto de SANTA RITA DO PARANAÍBA para atender a passagem da estrada que ligava a região a Uberaba em Minas gerais.
O local começou a ser povoado com a vinda de várias famílias com o objetivo de explorar, através da agricultura e pecuária, as terras férteis do Vale do Paranaíba.Essas famílias ergueram uma capela denominada “Santa Rita”, que mais tarde viria a ser a padroeira da cidade.
Através de uma consulta popular, realizada em 31 de dezembro de 1943, na gestão do Prefeito José Gomes de Lima, o Município de Santa Rita do Paranaíba passou a chamar-se ITUMBIARA, que em língua indígena significa “CAMINHO DA CACHOEIRA”, justamente porque tínhamos no município uma das mais belas cachoeiras do país “CACHOEIRA DOURADA”, hoje extinta pela construção da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, distante aproximadamente 30 Km de Itumbiara.
A Ponte Affonso Pena – A construção da ponte Affonso Pena, se deu pela grande necessidade para o desenvolvimento da região do Sudoeste goiano, para maior ligação com os grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. A balsa existente no local, já não estava mais atendendo às necessidades do povoado e da região. A inauguração da ponte, foi no dia 15 de novembro de 1.909, com o nome de Ponte AFFONSO PENNA, uma homenagem ao Presidente da Republica seu construtor. Hoje a Ponte Affonso Pena não se encontra em seu lugar de origem. Foi removida pelos engenheiros de Furnas para servir o trafego de carros da Vila Operária Residencial de Furnas a Hidrelétrica de Itumbiara. Hoje é um Monumento Histórico de grande valor do Centro Oeste.É de fato a água, um dos caminhos para o desenvolvimento do turismo na cidade de Itumbiara, isso caracterizado pelas vantagens competitivas da localidade neste quesito e em maior destaque o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba que possui profundidades de 521,20 m , uma área inundada de 778 km² com um volume total de 17 bilhões m³ isso corresponde á 2 baía da Guanabara.
Ressalta-se que nos últimos anos são freqüentes na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba, encontros pescadores e de equipes de pesca para a prática de pesca esportiva, fato que se tornou destaque em revistas especializadas que considera Itumbiara o 2º melhor lugar do Brasil para a pesca esportiva ao Tucunaré.Itumbiara também conta o Kartódromo, ele é sede de eventos regionais, nacionais e internacionais. Com capaciade para até 5.000 pessoas
Regiões Turísticas
Rg. da Águas – GO
C. Águas do Cerrado – MG/GO
Localização
Localizada a 206 km da capital, Itumbiara faz limite com os municípios Goiatuba, Panamá, Buriti Alegre (N); Minas Gerais (S); Buriti Alegre (L) e Inaciolândia e Bom Jesus (O).
Acesso
Por terra: a principal via de acesso é feita pela rodovia

Fonte: Férias Brasil / Ecoviagem

Itumbiara – GO
3.33 (66.67%) 3 votes