Pantanal – Patrimônio Brasileiro Da Natureza
Pantanal Brasileiro
Uma das áreas mais ricas e importantes do Brasil, o Pantanal, é composta por 11 regiões dentro do agrupamento do cerrado, do chaco paraguaio e da região amazônica nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
No Pantanal Sul, que ocupa dois terços de todo o território pantaneiro, as cidades indicadas para visitação são Miranda e Aquidauana, pois possuem grande infraestrutura turística e diversas opções de hospedagem. A porta de entrada é a capital Campo Grande, porém, Corumbá conta com um aeroporto, o que facilita o acesso na região.
Ao sul de Cuiabá, está o Pantanal Norte, que tem como principais destinos o Barão de Melgaço, com savanas e ninhais, as cidades de Poconé e Cáceres. Esses áreas de região são bastante difíceis de acessar por conta do alagamento prolongado.
Para conhecer a identidade original do Pantanal e aproveitar para praticar um pouco de pesca, nada melhor do que optar pela hospedem nos barcos-hotel. A maioria deles oferece cabines com camas confortáveis e as refeições estão inclusas no pacote.
A cidade de Aquidauana possui fazendas como Aguapé e Pequi, que fazem de safári fotográfico até passeios a cavalo. Outra opção de passeio é em Poconé, onde se tem a melhor vista de animais. A dica é se hospedar na cidade e madrugar para percorrer os 145 km da Transpantaneira, para ver jacarés na beira dos rios e revoadas de pássaros.
O bioma é rico em diversidade de espécies de animais. A ave símbolo do Pantanal é a Tuiuiú, também conhecida como Jaburu, e pode chegar a até 1,40 metro. Os peixes, répteis, anfíbios e mamíferos também possuem tamanhos exorbitantes. Sucuris ultrapassam os quatro metros de comprimento, os jacarés e os lagartos chegam a mais de dois metros. A onça-pintada, um ser solitário e anti-social, pouco avistado, é o maior felino do continente americano. O jaú pode pesar até cem quilos.
Como chegar:
As principais companhias áreas brasileiras possuem voos partindo das capitais até as cidades de Cuiabá e Campo Grande.
Fonte: qualviagem
Fechado para comentários.