Ir de jipe até as lagoas Bonita e Azul
Lagoa Azul – Lençóis Maranhenses

Ir de jipe até as lagoas Bonita e Azul

Apesar de estarem relativamente na mesma direção, cada lagoa exige um dia exclusivo de passeio e muita disposição para caminhar em meio às dunas. Para chegar à lagoa Bonita, é preciso subir um monte de areia de 40 metros – há cordas de auxílio ao longo do percurso para ninguém desanimar. Já a lagoa Azul, que faz jus ao nome e é uma das mais concorridas da região, tem acesso menos complicado. Por ali, vale a pena esperar o cair da tarde para assistir o pôr do sol de camarote. Entre os meses de abril e junho surgem diversas outras lagoas no entorno de Bonita e Azul, incrementando o visual.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul é uma das mais belas do Parque dos Lençóis Maranhenses, ela também é uma das mais profundas e que concentra belas cores. Ao seu lado a Lagoa da Preguiça, Lagoa Esmeralda e um pouco mais a Frente a Lagoa do Peixe.

O acesso, assim como em todas as outras lagoas é contratado nas agências de Barreirinhas é só pedir o Passeio da Lagoa Azul, é o mais próximo da cidade e leva cerca de 35 minutos nos carros 4×4 das agências.

São duas as opções de horários para esse passeio, uma que sai entre 8 e 9 da manha, e outra que sai às 14 horas, na primeira a luz do sol é mais forte e os tons de azul e verde saltam a vista, criando uma paisagem muito viva, a outra opção com o sol baixando também é muito legal porque você pode curtir o pôr do sol que é um espetáculo à parte.  Mas lembre-se que os passeios devem ser marcados com antecedência, principalmente o da manhã.

Essas Lagoas são uma boa opção pela proximidade e especialmente a Lagoa Azul é boa por permanecer mais tempo com boa profundidade, já que muitas lagoas vão secando após os meses de chuva.

Se você quiser andar mais um pouco pode conhecer a Lagoa do Peixe, por ser perene, ela muitos peixes vivem nela e se tornam uma atração muito interessante.

Lagoa Bonita

A Lagoa Bonita é um dos passeios mais realizados no Parque dos Lençóis Maranhenses. O grande diferencial é que as dunas aqui são mais altas e formam uma paisagem mais ampla com uma sensação de infinito.

Ao seu lado está a Lagoa do Clone, que tem esse nome porque ali foram gravadas cenas da Novela “O Clone”. É também muito bonita e com um formato muito interessante, ainda é possível ver inúmeras outras que não tem nome ou apelido definido.

O acesso, assim como em todas as outras lagoas é contratado nas agências de Barreirinhas é só pedir o Passeio da Lagoa Bonita, leva cerca de 1 hora nos carros 4×4 das agências, deve se levar em conta que esse acesso não é fácil uma vez que as estradas são de areia e o carro pula bastante até chegar ao ponto final, então se você não curte uma boa aventura é melhor escolher passeios mais curtos.

São duas as opções de horários para esse passeio, uma que sai entre 8 e 9 da manha, e outra que sai às 14 horas, na primeira a luz do sol é mais forte e as cores mais vivas, a outra opção com o sol baixando também é muito legal porque você pode curtir o pôr do sol que é um espetáculo à parte.  Mas lembre-se que os passeios devem ser marcados com antecedência, principalmente o da manhã.

Entre um passeio ou outro, escolher seria uma crueldade, então o ideal é fazer todos eles. Programe-se para passar pelo menos 4 dias hospedado em Barreirinhas.

QUANDO IR

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é de maio a agosto, quando as chuvas já passaram e encheram as lagoas. Ainda assim, fique atento: quando não chove bastante, as lagoas podem ficar secas. A Vaquejada é em julho, e o mês preferido dos gringos é agosto. Neste mesmo período as temperaturas podem ser surpreendemente baixas, com mínimas abaixo dos quinze graus.

Dica: vale ligar para o ICMBio (98/3349-1267) e confirmar se as chuvas foram suficientes para encher as lagoas — o que não ocorreu em 2012.

Conheça Mais Sobre Lençóis Maranhenses – MA

Avaliação