Centro Cultural São Francisco
Centro Cultural São Francisco
Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países. Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais. A Paixão de Cristo é contada nos painéis frontais, formados por delicados azulejos brancos e azuis. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural, aberto a oficinas e exposições. Para conhecer cada detalhe do rico acervo, situado na parte alta da cidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não deixe de fazer uma visita guiada.
Av. Donário de Jesus, 340 (Meaípe),No começo do século passado, o escritor Mário de Andrade reconheceu a construção do Centro Cultural São Francisco como ‘a mais bonita e original do Nordeste à Bahia, graça pura’.
O mais importante conjunto de arte barroca da Paraíba, que começou a ser erguido em 1589, é um programa imperdível. A visita, que pode ser guiada (40 minutos), começa pela área mais antiga do complexo, o claustro (concluído por volta de 1730), e segue na Igreja de Santo Antonio, onde está um dos mais belos púlpitos do mundo segundo a UNESCO.
Na sacristia, azulejos, pisos e móveis do século 18. Na sequência vem a parte mais rica da construção: a capela da Ordem Terceira de São Francisco, que impressiona pela quantidade de ouro nos altares.
Em seu teto, a pinturas ilusionista barroca a Glorificação dos Santos Franciscanos chama a atenção. Subindo pela escadaria, adornada com mármore de Carrara, chega-se a dois museus simples, de arte popular e sacra, com imagens e esculturas de madeira. Feito de jacarandá, o coro, de 1791, conserva as características originais.
O tour termina no pátio, onde estão a Fonte de Santo Antônio e o Relógio de Sol talhado em pedra. 7 km
Fonte: Férias Brasil / Viajeaqui
Fechado para comentários.