Itaúnas – ES
Por Que Ir Para Itaúnas
Com dunas, praias selvagens e o Parque Estadual de Itaúnas, o vilarejo de Itaúnas é palco de festivais de forró que atraem muitos jovens de outros estados. Há boa gama de pousadas simples e acolhedoras, mas não há caixas eletrônicos ou postos de gasolina (abasteça o carro e saque dinheiro em Conceição da Barra).
COMO CHEGAR
Quem vem pela BR-101 do sul ou do norte deve entrar no trevo de Conceição da Barra e seguir por 14 km até o trevo de Itaúnas. Daí para frente são 21 km em estrada de terra muito batida. Procure manter uma boa distância do veículo à frente, pois a estrada fica bastante empoeirada.
COMO CIRCULAR
O acesso às praias ao norte do distrito de Itaúnas é feito por meio de algumas estradas de terra cheia de bifurcações, nem sempre bem-sinalizadas. Para a Praia do Riacho Doce, a mais próxima do Centro, as placas até ajudam. Já para Costa Dourada e Gesuel, a sinalização diminiu bastante e o caminho fica bem mais complicado. Uma boa solução é chegar até lá com os passeios de bugue ou a cavalo.
ONDE FICAR
A Estalagem Vila Tânia, com diárias até R$ 300, está afastada dos forrós. Já a Pousada Zimbauê, tem quartos bem equipados e café da manhã caprichado e está próxima do agito dos bares e restaurantes.
SUGESTÕES DE ROTEIROS
2 dias – Com dois dias, atravesse a ponte sobre o Rio Itaúnas para subir e descer as dunas em direção a uma das melhores praias do Espírito Santo. Dedique as noites para o animado forró.
4 dias – Com mais tempo, aproveite para conhecer as praias ao norte de Itaúnas: Riacho Doce, Costa Dourada, Coqueiros e Gesuel. Pela sequência, Riacho Doce é a última praia antes da divisa com a Bahia. Nas três seguintes, já no município baiano de Mucuri, a visão de praias sossegadas com vilarejo de pescadores predomina.
7 dias – Há várias formas de conhecer as praias de Itaúnas. Por isso, aproveite para fazer o passeio de bugue, que leva até a Praia Costa Dourada, Praia Dois e Praia de Riacho Doce. O passeio de caiaque ou canoa passe pelo Rio Itaúnas e chega até a Ilha do Dominguinhos.
QUANDO IR
O ano todo.
VIDA NOTURNA
Nas noites quentes de dezembro e janeiro, as pistas gigantes do Bar Forró e do Buraco do Tatu, ambos na vila, lotam de jovens animados por trios de zabumba, triângulo e sanfona – veja a programação em forrodeitaunas.com. O Festival Nacional de Forró, na segunda quinzena de julho, promove grupos locais e recebe músicos de todo o país. Ao longo do ano, o gênero deixa de ser a única trilha-sonora da vila e o bate-coxa dá lugar ao samba-rock e à MPB nos bares menores, como no Crepe Samva Cone, que serve crepes e temakis.
Parque Estadual De Itaúnas
Praia Itaúnas
Dentro do Parque Estadual de Itaúnas, é cercada pelas dunas que soterraram a antiga vila nos anos de 60. Da vila, são 15 minutos de caminhada até o pé das dunas. Tem bares que servem bebidas, petiscos e dispõem cadeira e guarda-sol para os clientes.
Praia Riacho Doce
Última praia do Espírito Santo antes da divisa com a Bahia. Tem um riacho de cor escura, rico em lanolina, substância que deixa os cabelos macios. Quiosques de palhoça servem cerveja e peixe. Os carros devem ficar no estacionamento e são 800 metros de caminhada até a praia.
Praia Gesuel
Da pracinha da vila de pescadores, onde o carro pode ficar estacionado, uma trilha desce até o encontro do Riacho do Norte com o do Sul, formando o ambiente de mangue que ladeia a praia deserta e preservada.
Praia Costa Dourada
Tem falésias de mais de 8 metros, usadas como plataformas para saltos de paraglider. Tem bares e poucas pousadas.
Praia Coqueiros
Vizinha à Praia o Sossego, com acesso a pé, pela areia. Tem poucas casas de pescadores e conta com dois restaurantes. A orla cheia de coqueiros segue em declive até o mar de águas calmas.
Passeio De Buggy
O percurso é feito pelas estradas de terra, uma vez que as areias fazem parte da área de proteção ambiental. A primeira parada é na Praia Dois. Depois de curtir as ondas, almoce no Bar do Cláudio, em cima de uma falésia. O passeio continua com uma caminhada até a Praia da Costa Dourada e Praia de Riacho Doce (leia mais em Praias). Saídas às 10h e retorno às 17h (no inverno, saída às 9h e retorno às 16h). Casinha de Aventuras, 9981-9616. R$ 260 para até quatro pessoas.
Forró
Nas noites quentes de dezembro e janeiro, as pistas gigantes do Bar Forró e do Buraco do Tatu (R. Italo Vasconcelos, 20), ambos na vila, lotam de jovens animados por trios de zabumba, triângulo e sanfona (veja programação em forrodeitaunas.com). O Festival Nacional de Forró, na 2ª quinzena de julho, promove os grupos locais e recebe músicos de todo o país. Mas ao longo do ano, o gênero deixa de ser a única trilha-sonora da vila e o bate-coxa dá lugar ao samba rock e à MPB nos bares menores, como no Crepe, Samba, Cone (Av. Bento Daher, 27/9952-1195), que também serve crepes e temakis.
Passeio De Caiaque Ou Canoa
As águas calmas não deixam perceber que estamos subindo o Rio Itaúnas, cercado por vegetação aérea. Não é fácil ver lontras, capivaras e cachorros do mato, habitantes desses alagados. Em compensação, na Ilha do Dominguinhos, comem-se araçás e cajús tirados do pé. Dura 2h30. Casinha de Aventuras, 9981-9616.
Fonte: Abril
Fechado para comentários.