Santo André - BA
Santo André – BA

Por Que Ir Para Santo André

Santo André – Embora esteja a menos de 30 quilômetros de Porto Seguro, a vila Santo de André é garantia de sossego e rusticidade o ano inteiro, até mesmo no verão. Distrito de Santa Cruz Cabrália, o povoado é uma enseada formada pelo encontro do Rio João de Tiba com o mar, sendo acessível somente por balsas.

A proximidade com o rio faz das praias da região, que ficam ao Norte de Porto Seguro, as menos azuis do Sul da Bahia.

O fato, porém, não tira o charme de Santo André, que oferece como recompensa os cenários emoldurados por coqueirais, vegetação nativa de mata Atlântica e recifes que formam piscinas naturais.

Apesar do isolamento e da falta de postos de gasolina e caixa eletrônico, por exemplo, o vilarejo oferece aconchegantes pousadas, além de agradáveis restaurantes.

Também é destino indicado para a prática da pesca oceânica de marlin azul, sendo considerado um dos melhores lugares do mundo para a atividade.Mesmo pequenina – a vila tem apenas uma rua principal (ora chamada de Beira-Rio, ora de Beira-Mar), Santo André oferece bons passeios em seus arredores. São tours de jipe pelas praias, mergulhos nos corais de Araripe e de Coroa Alta e caminhadas que levam a escondidas aldeias indígenas.

Santo André - BA
Passeio De Barco Nos Recifes

PASSEIO DE BARCO PELOS RECIFES

Passeios de saveiro levam a três bons pontos de mergulho – Coroa Alta, Alagadas e Corais de Araripe. Ambos reúnem uma infinidade de espécies de peixes e corais e, de julho a novembro, recebem a visita de ilustres baleias jubarte. Para mergulhar e melhor observar a vida marinha, venha no verão, quando as águas estão mais claras. Tartarugas e golfinhos ta,bém costumam dar o ar da graça!

Santo André - BA
Pesca Oceânica

PESCA OCEÂNICA

Os adeptos da pesca do marlin azul encontram em Santo André um dos melhores pontos do mundo para a prática do esporte. A 32 milhas náuticas da vila fica o Royal Charlotte Bank, uma plataforma continental que atrai cardumes de peixes de grande porte. A temporada começa em novembro e dura todo o verão.

Santo André - BA
Praia De Santo André

AS PRAIAS DE SANTO ANDRÉ

A proximidade com rios e mangues faz das praias de Santo André as menos azuis da Costa do Descobrimento. A moldura, entretanto, formada por coqueirais, mata Atlântica nativa e recifes, garante o charme e a beleza. Semidesertas, mas com barracas e quiosques, são um convite ao relax com mordomias como peixinho frito e cerveja gelada.

PONTA DE SANTO ANDRÉ

A principal praia da vila é deserta, protegida por recifes e indicada para banhos, pesca, mergulho e atividades náuticas. A proximidade com o rio, porém, torna as águas turvas na vazante. A infraestrutura de barracas garante petiscos frescos.

PRAIA DAS TARTARUGAS

A três quilômetros da vila, a praia tem como destaques as piscinas naturais que surgem na maré baixa e a moldura formada por areias grossas, coqueirais e mata Atlântica. No verão, os quiosques lá instalados recebem grandes grupos que chegam em escunas.

PONTA DE SANTO ANTÔNIO

Rústica e semideserta, a praia fica no povoado de Santo Antônio, a nove quilômetros de Santo André. O mar tem ondas fracas e águas claras, sendo margeado por um extenso coqueiral. A infra-estrutura é precária, mas conta com barracas simples que oferecem petiscos e bebidas.

GUAIÚ

Deserta e com piscinas naturais perfeitas para banhos, é acessível a partir da aldeia de pescadores de Guaiú. Fica a 16 quilômetros de Santo André.

MOGIQUIÇABA

A praia fica a 23 quilômetros de Santo André e chama a atenção pela variedade de aves marinhas. O acesso é feito a pé, cruzando o vilarejo que dá nome à praia. Oferece boas ondas para a prática do surf.

Santo André – BA
4.5 (90%) 2 votes