Palmas - TO
Praia Da Graciosa Palmas – TO

Por Que Ir Para Palmas

Mais nova capital do país, Palmas foi fundada em 1989. Graças ao planejamento urbano, a cidade tem avenidas longas e largas, intercaladas por rotatórias ajardinadas e parques. Um dos mais procurados pelos moradores nos finais de semana é o Parque Cesamar, com pista de corrida, lago e trilhas.

Com temperaturas médias em torno dos 27 graus, Palmas oferece praias de água doce para refrescar os visitantes. Ao redor do lago da usina – uma área de 160 quilômetros de extensão – ficam a praias da Graciosa, do Prata e das Arnos, contornadas por quiosques e barracas e perfeitas para a prática de esportes náuticos. O pôr do sol é concorrido em Graciosa, praia de melhor infraestrutura.

Quando o assunto é cultura, o orgulho da cidade é o Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer. O espaço conta com salão de exposições e acervo formado por fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes. Já para conhecer a arte local visite a Feira do Bosque, que acontece aos domingos no Bosque dos Pioneiros; e o Espaço Popular, com trabalhos de artesãos da capital e de cidades vizinhas. As peças em capim dourado, como bijuterias, bolsas e utensílios encantam mulheres de todas as idades.

No quesito ecoturismo, as principais atrações ficam no distrito de Taquaraçu, a 27 quilômetros. O clima é ameno e propício para caminhadas que levam a dezenas de cascatas em meio à serra do Lageado. Contrate um guia e inclua no roteiro a cachoeira da Fazenda Encantada, uma sequência de seis quedas-d’água em meio à mata nativa. A área oferece ainda poços para banho e prática de rapel. Já as cachoeiras do Roncador, com 50 metros; e de Sambaíba chamam a atenção por conta das piscinas naturais.

Palmas – TO
5 (100%) 2 votes