Laranjal Do Jari - AP
Vista Aérea Laranjal Do Jari

Por Que Ir Para Laranjal Do Jari

O que você sabe sobre o Amapá? Já parou para pensar nas belezas escondidas que o estado pode ter? Destino pouco comum no imaginário principalmente dos viajantes do Sul e Sudeste, um lugar no Amapá, em especial, merece destaque. É a região da cidade Laranjal do Jari no Amapá, repleta de belíssimas cachoeiras, como a de Santo Antônio.

Localizada a 270 quilômetros de Macapá, a cachoeira é o principal atrativo do lugar. Situada no Rio Jari, há cerca de quarenta minutos de catraia da cidade de Laranjal do Jari, tem precipitação de 2000mm/ano, ao atingir o maior volume d água. Formada por processos vulcânicos ocorridos há milhões de anos atrás, conta com várias quedas d’água. As maiores quedas chegam a uma altura de trinta metros.

Laranjal do Jari é um município no sul do Estado do Amapá. A população estimada em 2009 era de 40.357 habitantes e a área é de 29.699 km², o que resulta numa densidade demográfica de cerca de 1,21 hab/km².

Seus limites são Vitória do Jari a sul; Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Mazagão a leste; Almeirim (PA) a sul e oeste, Guiana Francesa ao norte e Suriname a noroeste.

História De Laranjal Do Jari

A região que hoje corresponde ao Vale do Jari foi habitada, primeiramente por indígenas oiampis e aparaís e, mais tarde por nordestinos que vieram trabalhar na extração da borracha. Dentre essa leva de nordestinos destacou-se um cearense chamado coronel José Júlio de Andrade que teve poder de vida e morte na região; pois, aos 35 anos de idade se consolidou como o maior latifundiário do mundo, adquirindo cerca de 3,5 milhões de hectares de terras por meios lícitos e, principalmente ilícitos através de expropriação e da sua condição de deputado estadual e senador pelo estado do Pará, sendo combatido pela revolta tenentista que o obrigou a vender sua empresa Jari para um grupo de empresários portugueses, em 1948 sendo vendida mais tarde para o milionário norte americano Daniel Ludwig.

Suas origens remontam à época de colonização do rio Jari, recebendo ainda influências mais recentes da implantação do Projeto Jari Florestal, em 1967 idealizado por Ludwig, que pretendia substituir a floresta nativa por uma plantação homogênea de uma planta denominada Gmelina arborea para a fabricação de celulose, matéria-prima do papel, também pretendia torna-se o maior produtor mundial de carne bovina, suína e arroz. Infelizmente o município de Laranjal do Jari representou e representa um imenso contraste entre a planejada e estruturada cidade de Monte Dourado, construída seguindo o modelo de classe média norte americano de habitação e Laranjal do Jari, constituída à margem esquerda do Rio Jari (Rio da Castanha) sobre palafitas.

O primeiro prefeito eleito de Laranjal do Jari foi um comerciante local, nascido em Aparecida, na Paraíba, com o nome de João Queiroga de Souza.

O município foi criado em 17 de dezembro de 1987. Sua população tem crescido muito nos últimos anos e recentemente, o município passou a integrar cerca de 90% de sua extensão territorial dentro da área de proteção ambiental (APA), onde se encontra o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Cachoeira De Santo Antônio
Cachoeira De Santo Antônio

Cachoeira De Santo Antônio

Cercada pela floresta tipicamente Amazônica, proporciona um cenário de rara beleza e exotismo no interior da Amazônia Oriental.

Para chegar até a cachoeira, do porto da cidade de Laranjal, é possível pegar uma catraia no rio Jarí para fazer o trajeto. Os barqueiros passam o dia no local, deixando o visitante à vontade para contemplação da natureza e banhos nas águas do Jari.

Apesar de ainda fora da estante de muitos aventureiros, o estado do Amapá cativa o viajante audacioso com belezas naturais que são pura adrenalina. Para citar apenas uma: as cataratas de Santo Antônio, localizadas a 223 quilômetros ao sul de Macapá, no município de Laranjal do Jarí. As quedas d’água formam num semicírculo de 24 cachoeiras, consideradas as mais belas da Amazônia e a segunda do Brasil em extensão. Possui paredões de 30 metros de altura e mesmo com a força de suas águas é possível chegar de barco bem próximo delas.

Fonte: wikipédia /viagem.catracalivre / amapaemdestaque

Laranjal Do Jari – AP
5 (100%) 1 vote