Rio Da Prata - Bonito
Rio Da Prata

Rio Da Prata

Trilha e flutuação

O passeio de flutuação no Rio da Prata é realizado em grupos de até 09 pessoas com o acompanhamento de um guia especializado. Ao chegar no atrativo você receberá o equipamento adequado, já incluso no valor, para a realização da atividade.

Para chegar à nascente do rio Olho D’água, onde se inicia o passeio, o grupo é transportado até a RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural.

O passeio de ecoturismo inicia-se com uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, através de uma trilha interpretativa. Os visitantes, durante o percurso, irão se deparar com inúmeras árvores centenárias, orquídeas e bromélias e avistar diversas espécies de mamíferos como: quati, macaco prego, queixada, cotia, tamanduá, cateto, entre outros, bem como observar as diferentes espécies de aves que habitam no local.

Ao chegar na nascente do Rio Olho D’Água – uma imensa piscina natural de águas cristalinas – o guia alerta os visitantes para o início do treinamento que visa a adaptação da máscara e snorkel para a realização da atividade. O guia ajudará todos a se equipar para a exploração dos arredores.

Após essa preparação inicia-se o passeio de flutuação. A suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio. Sinta-se priveligiado caso tenha a chance de avistar nas águas cristalinas um jacaré, sucuri ou uma lontra.

São cerca de 2 km de percurso, até o encontro dos rios Olho D’Água e o Rio da Prata. Aqui você terá a opção de escolher entre continuar flutuando ou embarcar em um pequeno barco de motor elétrico.

O passeio de flutuação no Rio da Prata tem duração em torno de 4 horas.

Ao retornar para a sede da fazenda, um delicioso almoço, tipicamente sul-mato-grossense, estará à sua espera. Há também variedades de doces caseiros, sendo quase impossível provar apenas um.

Para relaxar depois da aventura o ideal é dar uma esticadinha no redário da fazenda e contemplar a natureza. O canto dos passarinhos completam esse momento único.

O passeio de flutuação possui um Sistema de Gestão de Segurança certificado pela ABNT e Inmetro.

Mergulho com cilindro

O passeio de mergulho com cilindro no Recanto Ecológico Rio da Prata, conhecido também como mergulho autônomo, é acompanhado por um mergulhador profissional experiente que acompanhará o visitante por um incrível mundo de águas cristalinas, repleto das mais variadas espécies de peixes e vasta vegetação.

Ao chegar no Deck de Pedra do Rio da Prata o instrutor irá passar todas as instruções básicas e de adaptação aos equipamentos e depois irá ajudar os visitantes a se equiparem para a realização do passeio.

Qualquer pessoa acima de 10 anos*, pode realizar a atividade de mergulho. Para isso basta ter disposição e curiosidade sobre o mundo subaquático. (*acompanhado dos pais ou responsáveis).

Pessoas com certificação de mergulho autônomo, mediante a apresentação da carteirinha para confirmação, também encontram no Rio da Prata um excelente local para a prática da atividade.

Quando o visitante não possui certificação podem mergulhar ao mesmo tempo até duas pessoas por guia. Já quando os visitantes possuem certificação podem mergulhar até quatro pessoas por guia.

O mergulho no Rio da Prata ocorre em profundidades entre 5 e 7 metros e tem duração de 30 e 40 minutos (tempo de atividade na água), em média.

A sensação que se tem ao mergulhar nas águas azuis do Rio da Prata é a de estar voando sobre o fundo do rio junto com os peixes, sentindo total liberdade de movimentos.

Feixes de luz, galhadas e troncos caídos, paredões de pedra e formações rochosas compõem uma paisagem subaquática incrível, que revela um mundo completamente diferente da superfície.

Surpresas a cada instante! Isso é o que o mergulhador encontrará submerso nas águas cristalinas do Rio da Prata.

Passeio A Cavalo

O passeio a cavalo no Recanto Ecológico Rio da Prata proporciona aos visitantes uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, aprender sobre a vida do homem do campo, conhecer as práticas de pecuária aplicadas na fazenda, ver bezerrinhos e cavalgar entre o gado.

Tudo isso aliado a um cenário de beleza única e acompanhado por um belo pôr do sol pintado de tons de rosa, laranja e azul. Durante o trajeto é possível avistar diversos animais como: tatus, veados, tamanduás, emas, seriemas, tucanos, araras, papagaios, garças e muitos outros.

O passeio a cavalo tem duração aproximada de 1 hora e 20 minutos e passa por diversos ambientes da fazenda com vista privilegiada do cerrado e dos campos da região.

Um guia especializado acompanha o grupo de no máximo 8 pessoas durante todo o percurso, que passa também por açudes onde jacarés e frangos d’água são presença constantes, por trechos de cerrado nativo e ao lado de um pequeno cemitério de 100 anos de idade.

O passeio a cavalo é ideal para completar o seu dia no Recanto Ecológico Rio da Prata!

Observação De Aves

 O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece um passeio voltado à observação de aves, com roteiro específicos. A atividade aproxima o ser humano com a natureza, desperta o espírito aventureiro e, também, a capacidade de concentração e paciência.

Localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, a fazenda conta com aproximadamente 200 espécies registradas.

O passeio de observação é realizado dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que também protege os rios Olho D’água e da Prata, onde são realizados os passeios de flutuação e mergulho.

Outro excelente ponto de observação para avistar as aves é o receptivo da fazenda, assim como as estradas internas do atrativo.

As melhores horas são as primeiras da manhã e as últimas da tarde para as aves de hábitos diurnos. Nesses momentos elas procuram alimentos. Nas horas mais quentes preferem ficar abrigadas entre as folhagens.

Todo o roteiro de observação de aves é feito com o acompanhamento de um guia especializado bilíngüe.

Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul são algumas das espécies avistadas no local.

Roteiro de estudos do meio

O “Roteiro para Estudo do Meio” foi criado especificamente para atender grupos de escolas, no qual oferece um programa que abrange o ecoturismo como ferramenta para a educação ambiental, agregando noções de biologia da conservação, com enfoque às ações ambientais aplicadas dentro dos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e também na Estância Mimosa.

Podem participar do Roteiro diversas instituições de ensino, pequenas e grandes, com modificações na grade, direcionando o conteúdo aplicado para diferentes linhas pedagógicas e projetos de estudo.

A realização do roteiro consiste em passar aos alunos princípios de conservação ambiental por meio das atividades dos passeios e das palestras realizadas posteriormente, tratando de assuntos importantes, como: reciclagem do lixo, práticas e projetos adotados pelas empresas e informações sobre o ecossistema cerrado.

É uma oportunidade de ver na prática tudo o que foi aprendido nas matérias de Biologia, Geografia, Geologia e Ecologia, de forma diferente e divertida.

Dentro da programação oferecemos também a oportunidade da realização de um plantio de mudas de espécies nativas pelos alunos.

Consulte seu agente de viagens e traga seus alunos para vivenciarem esta experiência!

Sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata:

O Recanto Ecológico Rio da Prata é um passeio de ecoturismo que, desde a sua abertura em 1995, norteia o desenvolvimento de sua operação pelos princípios do ecoturismo sustentável. O passeio é desenvolvido dentro de uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – uma unidade de conservação da natureza que permite a proteção perpétua da área, criada por iniciativa do proprietário. As ações ambientais e modelo de ecoturismo deste empreendimento já foram reconhecidas através do recebimento de prêmios nacionais, como o Prêmio ECO 2008 e o 3º Prêmio Brasil de Meio Ambiente.

Assim como a Estância Mimosa, o Rio da Prata oferece excelentes possibilidades para a realização de estudos do meio, contando com equipe de funcionários e guias especializados preparados para passar informações, zelar pela segurança dos visitantes e garantir qualidade no atendimento.

Passeio

Trilha e Flutuação: Caminhada em torno de 2.200 metros em trilha interpretativa pela mata ciliar até a nascente do Rio Olho dÁgua, com possibilidade de se observar árvores nativas e diversos animais silvestres.

O passeio é realizado em grupos de no máximo 09 pessoas, com acompanhamento de guia especializado.

Flutuação em águas totalmente cristalinas por aproximadamente 1.450 metros, da nascente até o encontro com o Rio da Prata, e mais 500 m com apoio de barco até o final do passeio (deck de pedra), observando fauna e flora exuberantes.

Duração do passeio: aproximadamente 3h30min.

Passeios opcionais: Passeio a cavalo, Mergulho com cilindro e Observação de aves.

Obs: O passeio possui um Sistema de Gestão da Segurança. Ao longo do percurso da trilha, pontos estratégicos são equipados com macas, kits de primeiro socorros e rádios de comunicação direta com a central localizada na sede da fazenda.

Infra-Estrutura

Receptivo com TV de LCD e DVD para apresentações didáticas (avisar com antecedência).
Almoço típico de fazenda com pratos e doces caseiros regionais.
Pomar, viveiro de mudas, minhocário e horta para visitação, acompanhado por biólogo.
Banheiros e vestiários dimensionados para o atendimento de grupos maiores (excursões).
Receptivo com redário, loja e bar onde são vendidos: artesanatos regionais, camisetas, bonés, cartões postais, doces caseiros, refrigerantes, etc.

Fonte: www.riodaprata.com.br

Conheça Mais Sobre Bonito – MS

Avaliação