Alto Caparaó - MG
Alto Caparaó – MG

Por Que Ir Para Alto Caparaó

Aqui fica a principal entrada para o Parque Nacional do Caparaó, cuja grande atração é a trilha até o Pico da Bandeira (2 892 m), terceira montanha mais alta do Brasil – atrás apenas do Pico 31 de Março (2 972 m) e do Pico da Neblina (2 993 m), ambos no Amazonas. No parque e nos arredores, há cachoeiras que podem ser exploradas em passeios de jipe. Alto Caparaó tem a melhor estrutura para visitar a região: os hotéis indicam guias e ajudam na locação de equipamentos de camping.

COMO CHEGAR

Alto Caparaó está quase no meio do percurso entre Vitória (256 km) e Belo Horizonte (338 km) pela BR-262. De Belo Horizonte, pela BR-262, vire à esquerda no trevo de Reduto e ande 22 km até Alto Jequitibá. De Vitória, suba a serra até o trevo de Martins Soares, entre à esquerda e percorra 24 km também em direção a Alto Jequitibá. Dali, são mais 14 km. Todo o trajeto tem pista simples conservada. De ônibus, a partir das duas capitais, a viagem é feita em duas etapas. Partindo de Belo Horizonte, a primeira parte dura, em média, seis horas e vai até Manhumirim. De Vitória, o trajeto até a mesma cidade dura quatro horas. De lá, outro ônibus leva até Alto Caparaó em 45 minutos.

 

COMO CIRCULAR

O Parque Nacional é a razão de visitar Alto Caparaó. O portão principal da atração fica a 700 metros do Centro. O acesso é calçado e bom para veículos e caminhantes (média dificuldade). Pousadas e restaurante ficam espalhados pelo Centro e próximos entre si.

Alto Caparaó - MG
Parque Nacional Do Caparaó

Parque Nacional Do Caparaó

Na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, tem como principal atrativo o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do país, com 2 892 metros – a subida é pesada e requer bom preparo físico.

Tanto no lado mineiro quanto no capixaba, quem pretende fazer atividades menos intensas encontra cachoeiras e mirantes que podem ser alcançados por carro ou caminhadas curtas.

Alto Caparaó tem uma estrutura turística mais desenvolvida, com boa oferta de hospedagens e agências, mas quem vem de Vitória também pode ficar em Pedra Menina. Uma opção é a Pousada Villa Januária, que fica na estrada para o Parque Nacional do Caparaó: (28) 3559-3106.

Acesso

Por Minas Gerais, portaria a 3 km de Alto Caparaó. Pelo Espírito Santo, entrada a 9 km de Pedra Menina, distrito a 26 km de Dores do Rio Preto. Os acessos são calçados e tranquilos (você pode ir com o próprio carro ou contratar um jipe na JeepTur – (32) 3747-2516, ou na TransJeep – (32) 3747-2537). Para acampar no local é preciso pagar uma taxa de R$ 6 por noite, reservar e chegar antes do fechamento dos portões do parque no dia anterior. O parque fica aberto das 7h às 22h.

Melhor época

De maio a agosto, quando chove menos e a visibilidade aumenta. As caminhadas noturnas, para ver o nascer do sol a partir do pico, também podem ser feitas com mais segurança nessa época.

Informações

No Instituto Chico Mendes (MG) – (32) 3747-2086/2943. O ingresso custa R$ 11.

Alto Caparaó - MG
Pico Da Bandeira

Pico Da Bandeira

Ao aceitar o desafio de subir até o Pico da Bandeira, mantenha a atenção redobrada na trilha para não perder de vista as indicações pintadas em amarelo na rocha e nas estacas de madeira. Quem não tem o espírito tão aventureiro deve contratar um guia (peça indicações nas pousadas).

Os melhores são aqueles com vários anos de experiência, que conhecem as histórias e lendas do lugar e, com elas, entretêm as longas caminhadas de acesso ao pico: a principal, por Alto Caparaó (MG), que dura 7h (14 km, ida e volta); e a que começa no distrito de Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto (ES), mais curta e mais íngreme, com 6h (9 km, ida e volta).

Uma alternativa interessante é subir por um lado e descer pelo outro (contrate antes o traslado na JeepTur, 3747-2516, ou na TransJeep, 3747-2537). Há área de camping dos lados mineiro e capixaba – muita gente dorme no parque para ver o nascer do sol do alto da montanha, o maior espetáculo do pico.

Cachoeira Bonita - Alto Caparaó - MG
Cachoeira Bonita

Curtir A Cachoeira Bonita

A água do Rio José Pedro – divisa natural dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo – escorre por um paredão de 80 m e forma a maior cachoeira do parque. Tem poço profundo de águas cristalinas, bom para banho. O acesso fica a 500 m antes do camping da Tronqueira, ponto final do trajeto de carro (e início da trilha para o Pico da Bandeira). Dali, são mais 300 m a pé até a cachoeira.

Alto Caparaó - MG
Cachoeira Da Farofa

Curtir A Cachoeira Da Farofa

Série de quatro saltos com poços de água cristalina – o último deles tem cerca de 30 m de queda livre. Do lado capixaba, é no leito do Rio São Domingos que surgem as principais cachoeiras do parque. Acesso por trilha de 200 m. Dá para chegar de carro até o início do percurso, que fica 1 km depois da área de camping da Macieira

Alto Caparaó - MG
Vale Encantado

Vale Encantado

Formado pelo Rio José Pedro, com diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais. Fica 400 m depois do camping da Tronqueira, ponto inicial da trilha para o Pico da Bandeira.

Alto Caparaó - MG
Vale Verde

Vale Verde

Na parte mais baixa do parque, a 700 m da portaria. O leito rochoso do Rio Caparaó forma uma sequência de pequenas quedas-d’água e piscinas naturais. Tem estrutura para piquenique, com churrasqueira e banheiros.

Alto Caparaó - MG
Cachoeira Do Aurélio

Cachoeira Do Aurélio

São várias quedas com poços para nadar – a maior delas tem cerca de 30 m de altura. Acesso por caminhada de 1 km a partir da Macieira, que fica 3 km distante da portaria. O trecho final da trilha requer maior atenção.

Alto Caparaó - MG
Cachoeira Dos Sete Pilões

Cachoeira Dos Sete Pilões

Sequência de pequenas quedas e corredeiras que formam piscinas para banho. Do camping da Macieira sai uma trilha de 200 m até Sete Pilões.

Alto Caparaó – MG
5 (100%) 1 vote