» » » Jalapão no Brasil – Um show da natureza no coração do Brasil

Jalapão no Brasil – Um show da natureza no coração do Brasil

postado em: Cachoeiras, Curiosidades | 0

Jalapão Brasil - Um show da natureza no coração do Brasil

Jalapão Brasil

O acesso é complicado, o calor é forte e não há sinal de celular. Mas o esforço vale à pena! A maioria das estradas da região não é asfaltada e usar um veículo com tração 4×4 é recomendável para circular por lá. Localizado no Estado de Tocantins, na divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, o Jalapão é um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual com mais de 34 mil Km² – área maior que os estados de Sergipe e Alagoas. O cenário é exuberante e repleto de cachoeiras de águas cristalinas, piscinas naturais, chapadões, formações rochosas, serras com clima de savana e dunas alaranjadas de até 40 metros de altura aos pés da Serra do Espírito Santo. Seus imponentes chapadões de arenito alcançam até mil metros de altura.

Jalapão Brasil - Um show da natureza no coração do Brasil

Conhecido como o deserto brasileiro, o Jalapão tem a menor densidade demográfica do país com apenas 0,8 habitante por km². Distante cerca de 190 km de Palmas, a capital tocantinense, engloba oito municípios, sendo os principais Ponte Alta do Tocantins e Mateiros. Os principais atrativos turísticos estão em Ponte Alta, que é considerada a porta de entrada.

*Passagens Aéreas Em Promoção Viaje Por Até R$ 200*

Apreciadores do ecoturismo e dos esportes na natureza encontram atividades durante todo o ano, inclusive no período de chuvas. A região é ideal para a prática de canoagem, rapel, boia-cross, acquaride (descida de bruços em uma boia) e trilhas a pé ou de bike. Quem gosta de rafting não irá se arrepender de descer as corredeiras do Rio Novo. A melhor época para a atividade é de maio a setembro, período de seca no Tocantins. Há duas opções. Uma rápida – escolhida pela maioria dos turistas – com apenas 6 km em três horas de descida. E a de longo percurso – ideal para os aventureiros – com até quatro dias, passando por cachoeiras de nível alto de dificuldades e parando nas prainhas de areia branca e fina que se formam nas margens do rio. O Rio Novo chama a atenção pela cristalinidade das águas e também pela natureza selvagem que o envolve.

A cidade de Ponte Alta do Tocantins abriga muitas cachoeiras. As mais concorridas são as da Fumaça, com duas grandes quedas e um poço verde-esmeralda; a da Talha do Brejo do Boi, com 38 metros de altura; e a do Soninho, com uma piscina que convida para banhos.

Jalapão Brasil - Um show da natureza no coração do Brasil

Entre os atrativos mais procurados no Jalapão estão as cachoeiras da Velha e do Formiga, as dunas, os povoados do Mumbuca e Prata, a Serra do Espirito Santo e os fervedouros.

Como chegar

As principais companhias aéreas nacionais têm voos para Palmas. Partindo da capital do Tocantins são cerca de 190 km, sendo 64 km através da rodovia TO-050 até Porto Nacional, depois, mais 116 km pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins, que é considerada a porta de entrada do Jalapão. Outra opção é utilizar a rodovia TO-020 a partir de Palmas, sentido Norte por 108 km até Novo Acordo.

Onde ficar

Há pousadas em Ponte Alta e Mateiros. Simples, elas oferecem cama, ducha e café da manhã. Outra opção é o Safari Camp da Korubo com tendas montadas às margens do Rio Novo.

Conheça Mais Sobre Jalapão – TO

Texto por: Tino Simões

Foto destaque por Marcelo Martins Belarmino via Commons Wikimedia

Fonte: qualviagem

Jalapão no Brasil – Um show da natureza no coração do Brasil
4.5 (90%) 2 votes

Deixe uma resposta